Pará tem mais casos de Covid-19 do que o divulgado pelo Estado, mostra levantamento

Foto por Gustavo Fring em Pexels.com

Os dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde do Pará – Sespa são menores que a junção dos municípios, segundo monitoramento do Portal Canaã. O boletim da Sespa é atualizado com base em dados lançados nos sistemas oficiais de notificação de casos suspeitos e da vigilância epidemiológica do Pará, porém alguns municípios divulgam boletins sem fazer a devida notificação ou as notificações apresentam atrasos, pois os números não batem.

O exemplo mais claro é do Capital Belém que, até o momento, é o município com mais casos no Pará. Segundo a Secretaria da Capital, já são 1.750 casos confirmados, porém, pela Sespa, são divulgado apenas 1.198.

Municípios como Benevides, Parauapebas, Capanema e Canaã dos Carajás também apresentam mais casos divulgados pelas secretarias municipais do que pela secretaria estadual:

Benevides, tem até hoje (26) 28 casos confirmados divulgado pelo município, e apenas 12 pela Secretaria Estadual.

Canaã dos Carajás divulgou 8 casos confirmados, porém a Sespa, apenas 3. Parauapebas já tem 105 casos confirmados localmente, enquanto o estado divulga apenas 51. Oriximiná tem 1 caso divulgado pela Sespa, porém o município já confirmou 3 casos em seu boletim.

Outro exemplo de inconsistência de dados é no município de Capanema, onde divulgaram no último boletim, 21 casos confirmados, enquanto o estado divulgou 16.

Já o município de Tucumã já apresenta 3 casos confirmados, e ainda não constam na lista da Sespa.

O Portal Canaã também encontrou um exemplo inverso, que é o município de Ananindeua, que confirma 172 casos, e a secretaria estadual, 207.

O Portal Canaã realiza o monitoramento das principais prefeituras do estado do Pará e atualizar os dados de casos do Coronavírus, de acordo os boletins oficiais divulgados.

Casos de Coronavírus nos municípios Paraenses

Tabela de evolução de casos no Pará (Ative a rotação do celular)

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário