Pará tem 2 alunos nota mil no Enem

Larissa Fernandes, de 18 anos, e Vinícius Monteiro, de 16, estão entre os 53 em todo o Brasil que tiraram nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Ambos disseram que leitura sobre atualidades ajudou na argumentação.

Os estudantes paraenses Larissa Fernandes, de 18 anos, e Vinícius Monteiro, de 16, estão entre os 53 em todo o Brasil que tiraram nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Ambos disseram que leitura sobre atualidades ajudou na argumentação.

Vinícius contou a reportagem que chegou a escrever uma redação sobre o tema da prova quando estava se preparando. Em 2017, os candidatos do Enem escreveram sobre o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. “Quando vi o tema eu me senti preparado porque estive lendo bastante sobre questões da educação e das pessoas com deficiência. Já havia estudado sobre o assunto dos surdos, que ainda são uma minoria na sociedade”.

Com o objetivo de entrar numa universidade pública para cursar Psicologia, Vinícius havia feito a prova como teste em 2016 quando ainda estava no Ensino Médio. Na escola, ele disse que percebeu a facilidade para escrever. “Continuei treinando para melhorar meu texto e também lia bastante sobre atualidades, livros com informações importantes, coisas que poderiam cair na redação”, disse.

Nota de Vinícius foi divulgada no site do Inep. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Quando vi o resultado fiquei muito feliz” conta estudante

“Quando vi o resultado fiquei muito feliz. Minha família também”, contou Larissa, de Belém, que pretende ingressar no curso de Medicina em uma das universidades públicas do Pará. Ela terminou o ensino médio em 2016, mas fez a prova pela primeira vez em 2017. Segundo ela, queria fazer a prova se sentindo mais preparada.

Estudante paraense tira nota máxima em redação do Enem. (Foto: Larissa Fernandes / Arquivo Pessoal)
Estudante paraense tira nota máxima em redação do Enem. (Foto: Larissa Fernandes / Arquivo Pessoal)

Para ela, o treino e a rotina de estudos e leituras ajudaram. “A leitura ajudou bastante. Na minha preparação eu li muitas notícias, jornais, revistas o que me ajudou na hora de argumentar”, comentou. “Durante todo esse ano além do cursinho pela manhã eu alternava entre aulas de redação e matemática à tarde”.

Sobre o tema, a estudante contou que achou complicado de escrever, mas que se saiu bem devido as leituras variadas sobre conhecimentos gerais.

Reprodução do site do INEP comprova resultado da prova de Larissa. (Foto: Larissa Fernandes / Arquivo Pessoal)
Reprodução do site do INEP comprova resultado da prova de Larissa. (Foto: Larissa Fernandes / Arquivo Pessoal)

Apenas 53 alunos tiraram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). O número representa uma queda no total, já que no ano anterior foram 77 notas máximas obtidas na prova. Com informações do G1.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News