Atualizado: Dois senadores paraense assinaram a CPI de Brumadinho

Antes o título era "Nenhum senador paraense assinou a CPI de Brumadinho", porém na manhã e tarde desta quarta, os senadores se pronunciaram.
Senadores do Pará Divulgação/Portal Canaã

Nesta segunda-feira, 4, 30 senadores assinaram a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) de Brumadinho, instaurada pelos parlamentares Carlos Viana e Otto Alencar – bastavam 27 para ser instalada. Dentre os requerimentos, não havia os nomes dos senadores do Pará, Jader Barbalho (MDB), Paulo Rocha (PT) e, Zequinha Marinho (PSC) assinou na manhã desta quarta-feira, após as notícias serem virem à tona.

Para uma CPI ser criada para apuração de um fato determinado e por um prazo certo, é necessário que, pelo menos, um terço dos senadores assinem o requerimento.

Senador Zequinha Marinho assinou na manhã desta quarta a CPI de Brumadinho

Segundo o texto no site do Senado Federal, “a CPI pode convocar pessoas para depor, ouvir testemunhas, requisitar documentos e determinar diligências, entre outras medidas. Ao final dos trabalhos, a comissão envia à Mesa, para conhecimento do Plenário, relatório e conclusões. O relatório poderá concluir pela apresentação de projeto de lei e, se for o caso, suas conclusões serão remetidas ao Ministério Público, para que promova a responsabilização civil e criminal dos infratores”.

Atualizado:

Jader Barbalho, em seu perfil no Facebook já sinalizou ser favorável a CPI, e que está de licença médica em casa, por isso não ter assinado:

O Senador Paulo Rocha também se pronunciou através das rede sociais publicando uma lista, afirmando ter assinado:

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *