Marinha leva serviços de saúde e de cidadania para população de Santarém


A ação cívico-social realizada pela Marinha do Brasil em Santarém-PA ofereceu serviços de saúde, cidadania e educação a bordo do Navio Auxiliar “Pará” por meio da Operação “Educação na Hidrovia I”, ocorrida entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro. Médicos, dentistas, enfermeiros e outros profissionais da Marinha assistiram à população carente com atendimento médico, odontológico, exames, como mamografia e preventivo, e outros serviços prestados por diversos órgãos públicos.
A operação contou com a participação de pesquisadores e profissionais da Universidade Federal do Pará, do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
Para o Comandante do Grupamento Patrulha Naval do Norte, Capitão de Mar e Guerra Ricardo Jaques Ferreira, o trabalho desenvolvido no “Pará” tem um diferencial que faz o cidadão se sentir acolhido. “Atendemos comunidades muitas vezes isoladas e que têm dificuldades de acesso a serviços do Estado que são garantidos pela Constituição. Então, o papel da Marinha é levar esses serviços de forma sinérgica, atuando em conjunto e provendo sempre um serviço humanizado”, disse.
Nos dias 29 e 30 de outubro, a população do distrito santareno de Alter do Chão recebeu 162 atendimentos médicos, 973 procedimentos odontológicos, 354 exames laboratoriais e 4.243 medicamentos distribuídos. Já na cidade de Santarém (PA), de 31 de outubro a 2 de novembro, a Marinha realizou 205 consultas médicas, 1.943 procedimentos odontológicos, 634 exames e 6.591 medicamentos foram distribuídos.
Dentre os serviços oferecidos pelas organizações parceiras estão: acordos, reconhecimento voluntário de paternidade, divórcio consensual, reconhecimento de união estável, guarda, guarda sócio-afetiva, registro extemporâneo, retificação de registros civil, óbito e casamento. O Hospital Municipal de Santarém-PA cedeu técnicos em radiologia que permitiu ampliar o número de exames de mamografia.
Com informações da Marinha.
COMENTAR COM FACEBOOK