Semel: 1º Aeronorte reuniu pilotos da região, em Marabá, neste fim de semana

O município de Marabá sediou neste sábado (16) o 1º Aeronorte, evento de aeromodelismo que buscou reunir pilotos da região. Aproximadamente 150 pilotos participaram das exibições e provas que tiveram início às 10h e se estenderam durante todo o dia. O evento ocorreu na pista localizada no km-09, próximo a construção do novo estádio e foi aberto a quem quisesse participar ou assistir.

Alexandre Barreto, da equipe técnica da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), destaca a importância de trazer eventos como esse para cidade. “É um evento muito interessante e a Prefeitura o está apoiando com a estrutura e logística para que tudo ocorra de forma tranquila e com qualidade”, destaca.

Entre outras atrações, o evento contou com a participação de Fabiano Borges, piloto de Franca-SP, campeão brasileiro de aeromodelismo na modalidade 3D, Marcelo Vieira, do site Aeromodelismo é Assim e Osvaldo Gonçalo Nogueira Ramos, o ‘Vadico’, narrador oficial de eventos de aviação da Força Área Brasileira (FAB).

“É muito importante que eventos como esse ocorram e que tenham esse apoio. O jovem participa e vê várias oportunidades. Aprende sobre mecânica, eletricidade, engenharia. São eventos que acrescentam. Frequento vários eventos tanto de aeromodelismo como de aviação ao longo do ano, e posso dizer que aqui está bem legal. Fico contente de ver esse apoio do governo”, destaca Vadico.

O presidente da Associação Marabaense de Modelismo (AMMO), Rafael Melo, conta que a ideia do evento é reunir vários eventos menores que aconteciam nas cidades dos arredores e focar em um local só. “Marabá foi contemplada com essa primeira edição. Temos pilotos principalmente do Pará, Tocantins e Maranhão”, comenta.

Além das exibições, foram realizadas as provas de Melhor Rasante, Caça Raposa (vários aviões perseguem outro avião, que possui uma fita amarrada na parte traseira, quem conseguir cortar a fita ganha) e Urubu Fly (os aviões decolam e depois de um minuto desligam os motores, o último a pousar ganha). “Essa última prova serve para testar a habilidade de planagem dos pilotos”, conta Rafael Melo.

COMENTE VIA FACEBOOK

Deixe uma resposta