Em Marabá, mineradora Centaurus define novos alvos no projeto de cobre Salobo West

A Centaurus Metals companhia australiana pré-operacional do setor de mineração que desenvolve projetos para a produção de minério de ferro e ouro no Brasil, onde opera por meio das subsidiárias Centaurus Brasil Mineração e Centaurus Pesquisa Mineral divulgou  que definiu um alvo de cobre e ouro de alto teor no seu projeto Salobo West, que fica na província mineral de Carajás, no município de Marabá.

Segundo a mineradora, os resultados de amostragem inicial do solo e mapeamento de campo confirmam a prospectividade do alvo. Os resultados geoquímicos do solo foram delineados por uma anomalia de Cu-Au (- Co) com mais de 6,5 quilômetros de comprimento no prospecto SW1-B, com até 600 m de largura, com valores de solo de até 412 ppm [partes por milhão] de cobre, 108 ppb Au e 299 ppm Co. A assinatura do solo para SW1-B Prospect é comparável a uma série de depósitos conhecidos de IOCG em Carajás.

A companhia diz ainda que dentro da anomalia SW1-B, que está localizada no Supergrupo Itacaiúnas, foram identificadas três zonas-alvo distintas e que todas apresentando características geológicas, estruturais, geoquímicas e geofísicas semelhantes a depósitos conhecidos de IOCG da região.

O licenciamento para a sondagem está em andamento no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal de meio ambiente responsável por esse tipo de licença na região. “As principais aprovações devem estar disponíveis no início de 2018, depois da estação das chuvas, o que facilita o início da sondagem”, diz a mineradora.

Sobre a província mineral de Carajás

Carajás é considerada uma das principais províncias de mineração do mundo e hospeda nove depósitos de IOCG com recursos de mais de 100 milhões de toneladas de minério de cobre e ouro. O Projeto Salobo West está localizado a cerca de 15 quilômetros da mina de cobre e ouro Salobo da Vale, “indiscutivelmente o segundo maior depósito de IOCG do mundo atrás da mina Olympic Dam da BHP”. De acordo com a Centaurus, Salobo tem reservas de 1,2 bilhão de toneladas com teor de 0,63% de Cu e 0,4 g/t de Au e produziram aproximadamente 176.000 toneladas de cobre e 317.000 onças de ouro em 2016.

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *