Avicultura beneficia pequenos produtores rurais em Marabá

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Foto: Sérgio Silva/PMM

Quem frequenta as feiras de agricultores da cidade já pode encontrar ou encomendar galinha caipira com preço bem mais acessível. É que o projeto de avicultura, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) está beneficiando dezenas de famílias de pequenos produtores na zona rural de Marabá.

Inicialmente a Seagri distribuiu 45 kits do projeto, cada um é composto por 120 pintinhos, bebedouro, comedouro, ração, telas e lonas, para os agricultores que também receberam capacitação através de parceria com o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

No Projeto de Assentamento (PA) Alegria, região da vila de Brejo do Meio, distante cerca 30 quilômetros do centro de Marabá, 10 famílias foram beneficiadas com o projeto. Uma delas é da agricultora Maria Zélia Monteiro. Ela conta o kit possibilitou aumento da produção. “Sempre gostei de trabalhar com criação, principalmente de galinhas, e é uma coisa que não acho muito cansativa, aqui eu criava sem muita informação técnica e hoje, depois da visita dos técnicos da Seagri, mudou muito, comecei a criar mais, aumentou a produção e hoje estou até vendendo nas feiras”, falou dona Zélia.

Assim como dona Zélia, outros produtores já estão obtendo bons lucros,devido o preço ser mais em conta para os consumidores. O agricultor Elzimar Pereira da Silva pretende ampliar ainda mais a produção. “Só tenho a agradecer a parceria com a Seagri, por esse incentivo, pois assim nós desenvolvemos melhor e abastecemos mais ainda a cidade com produtos de ótima qualidade”, declarou.

  Em Marabá, Buritirama assina acordo para se tornar a primeira mina com energia 100% renovável do país

Dona Zélia e seu Elzimar fazem parte da Associação dos Pequenos Agricultores do PA Alegria e que foram beneficiados com projeto de avicultura. Segundo o presidente da entidade, o agricultor Luiz de Souza Lopes, conhecido como Luiz da Horta, mais 30 famílias deverão receber o kit do projeto. “A parceria com a Seagri está evoluindo, hoje nós já temos máquinas para trabalhar. Essa semana várias propriedades receberão as máquinas e podemos falar também de nossa produção que aumentou e melhorou a renda dos agricultores da região, só temos a agradecer”, disse.

Marcos Paulo Eleres, secretário adjunto de agricultura, informou que o projeto foi criado no ano passado e já beneficiou 45 famílias de pequenos produtores em vários projetos de assentamentos. A expectativa é ampliar o atendimento para 200 famílias. “Já em fevereiro faremos a entrega de mais kits do projeto de avicultura, e todos as famílias beneficiadas receberão a orientação técnica para desenvolver melhor o projeto em sua propriedade”, explicou.

Fotos: Sérgio Silva/PMM 

Com informações: Ascom/PMM

Deixe uma resposta

Leia mais