Hydro inicia construção de unidade de triagem de materiais recicláveis e deve gerar 100 empregos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Foto: Hydro

A Alunorte inicia, neste mês de novembro, as obras da futura Unidade de Triagem de Materiais Recicláveis (UT) em Barcarena, PA. A companhia investirá até R$ 30 milhões na implantação da unidade, como parte do Termo de Compromisso assinado pela refinaria de alumina com o Governo do Estado do Pará em 2018. Após a conclusão das obras, prevista para agosto de 2021, a Alunorte doará a unidade ao poder público competente, que será responsável pela gestão e manutenção da infraestrutura. A Unidade vai contribuir para o desenvolvimento sustentável do município e também deverá reduzir a disposição de resíduos no depósito de lixo da cidade, sendo um dos pilares do Programa Sustentar Barcarena. Além disso, o projeto vai colaborar com o Plano de Resíduos Sólidos do município que prevê a instalação de Unidades de Triagem.

O Programa Sustentar Barcarena, iniciativa das empresas Alunorte e Albras e da Prefeitura de Barcarena, visa dar suporte à gestão de resíduos sólidos do município através da capacitação, cooperativismo e educação ambiental para a população local, com foco especial nas pessoas que trabalham como catadores no depósito de lixo do município. Por meio do programa, esses trabalhadores se organizaram em cooperativa em 2019 e, desde então, têm recebido capacitação e seguem se preparando para operar a futura unidade de triagem.

  Protetores da Floresta: uma jornada Amazônia adentro

A primeira etapa da construção consiste nas obras de revitalização e adequação do prédio comprado pela Alunorte para instalação da UT, localizado na Vila dos Cabanos. Além das obras civis, a empresa fará a aquisição e instalação de todos os equipamentos, mobiliário e materiais necessários para o funcionamento da unidade. A expectativa é que durante as obras mais de 100 empregos sejam gerados para a região.

“A Alunorte e as demais empresas da Hydro estão empenhadas em contribuir de forma relevante para o desenvolvimento local e acreditam que suas atividades devem fazer uma diferença positiva nos lugares onde opera. Essa Unidade de Triagem e o Programa Sustentar são exemplos de como parcerias podem gerar transformação social. Com esse investimento estamos contribuindo diretamente para a capacitação e geração de trabalho e renda para cerca de 100 famílias em situação de vulnerabilidade, mas contribuindo também com toda a população do município através da educação ambiental e da reciclagem de resíduos sólidos”, explicou Luana Carvalhosa, gerente sênior de investimentos sociais da Hydro.

Quando estiver pronta, a Unidade de Triagem terá capacidade para processar até 280 toneladas de resíduos recicláveis por mês entre papel, plástico, vidro e metal, provenientes da coleta seletiva a ser realizada pelo município. A UT contará com uma Área Operacional composta por galpão de triagem com esteiras automatizadas, galpões de prensagem e de estocagem de materiais, área de descarregamento e pátio de manobras para caminhões. Haverá também uma Área de Utilidades com casa de bombas e a Área Administrativa com portaria, escritório, vestiários, cozinha, refeitório, sala de reunião e treinamento e espaço de convivência para os cooperados. A estrutura será acessível a pessoas com deficiência.

  Forças Armadas atenderão indígenas no Pará contra a covid-19

O projeto da UT de Barcarena considerou os aspectos técnicos e padrões existentes em unidades de triagem que são referência no Brasil e está alinhado ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do município. A unidade representa o investimento da Alunorte na gestão de resíduos sólidos em Barcarena ao promover a educação ambiental, o descarte correto de resíduos e, consequentemente, reduzir a disposição de material no lixão da cidade. É também mais um exemplo dos esforços da Hydro para apoiar o Investimento Social Privado no Pará e do seu compromisso em ser um parceiro confiável para as comunidades vizinhas às suas operações. Com informações da Hydro.

Uma resposta em “Hydro inicia construção de unidade de triagem de materiais recicláveis e deve gerar 100 empregos”

Deixe uma resposta

Leia mais