Dez escolas da rede estadual do Pará recebem Curso que ensina fazer e manter hortas das escolas

Foto: Ascom/Sectet

Estudantes e professores de dez escolas da rede estadual estão aprendendo a fazer hortas. O curso faz parte do projeto “Cinturão Verde nas Escolas”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e pela Fundação de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). Nessa primeira etapa estão sendo contempladas escolas localizadas nos bairros que recebem ações do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz).

O curso de 40 horas está sendo ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em oito escolas de Belém e duas de Marituba. Participam das aulas teóricas e práticas, realizadas no contra turno, 20 alunos e um professor de cada escola. “São os alunos mesmos que manifestam interesse em participar do projeto e tem sido grande a procura. Já estamos fazendo até lista de espera”, comemora Charles Souza, da coordenação do projeto.

Merenda – O objetivo maior é envolver toda a comunidade escolar, inclusive os pais, na produção orgânica de alimentos que poderão ser usados na própria merenda e até mesmo distribuídos na comunidade. Para isso as escolas recebem, além do treinamento, todos os insumos necessários (sementes, adubos, ferramentas) e acompanhamento técnico por dois anos.

Charles informa que as visitas nas escolas serão feitas todos os meses por equipes da Sectet e do Senar. “Nós iremos acompanhar de perto o desenvolvimento das hortas, sempre dando as orientações técnicas necessárias para a manutenção da produção de alimentos de boa qualidade”, afirma o servidor da Sectet.

Fases – A primeira fase de realização dos cursos e preparação das hortas teve início na segunda quinzena de outubro em dez escolas. A partir da segunda quinzena de novembro, outras dez escolas entram no calendário de implantação do projeto.

Todas as escolas foram visitadas previamente pela equipe para a verificação do espaço adequado para a plantação das hortas. “Nesse primeiro momento, estão sendo atendidas escolas que estão nos bairros do TerPaz. Depois iremos estender o projeto a outras escolas de Belém e Região Metropolitana que tenham espaço adequado e interesse em participar”, esclarece Charles Souza.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *