Deputado denuncia morte de 8 crianças por “Raiva Humana” em Melgaço, região do Marajó

A morte de oito crianças em consequência de possível raiva humana no município de Melgaçona região do Marajó, foi denunciada pelo deputado Chicão na tribuna da Alepa.

O parlamentar lamentou as perdas e o sofrimento das famílias e ainda questionou a demora do governo em agir para evitar que outras pessoas fossem contaminadas pelo morcego hematófago.

Essa mesma região do Marajó já havia passado pelo mesmo problema de saúde pública em 2004, quando mais de uma dezena de pessoas perderam a vida por causa da raiva humana no município de Portel.

O deputado leu a carta do Bispo Dom Luiz Ascona, publicada no jornal Diário do Pará, que revela a ausência dos governos federal, estadual e municipal e que prejudica a infância e toda a vida dos habitantes do arquipélago marajoara, principalmente de Melgaço, que detém o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

Atualmente, são 14 casos suspeitos de raiva humana, com sete óbitos, sendo um confirmado laboratorialmente para a doença pelo Instituto Evandro Chagas (IEC). Até o momento, quatro pacientes seguem internados na Santa Casa, em Belém e dois no Hospital Regional de Breves (uma já saiu da UTI e está em observação) e um internado no Hospital Municipal de Breves. A maioria em estado considerado grave. Coletas sorológicas foram realizadas em todos os pacientes que foram internados, inclusive os que morreram, as quais a Sespa já encaminhou para o Instituto Pasteur, em São Paulo, referência no diagnóstico de raiva.

Todos apresentam quadro semelhante, com sinais e sintomas como febre, dispneia, cefaleia, dor abdominal e sinais neurológicos – paralisia flácida ascendente, convulsão, disfagia (dificuldade de deglutir), desorientação, hidrofobia e hiperacusia (sensibilidade a sons, principalmente agudos).

A doença

A raiva é uma antropozoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente, pela mordedura. O vírus atinge o sistema nervoso periférico e migra para o Sistema Nervoso Central (SNC), levando a um quadro clínico característico de encefalomielite aguda, decorrente da sua replicação viral nos neurônios. A partir do SNC, dissemina-se para os diversos órgãos e glândulas salivares, onde se replica e é eliminado na saliva das pessoas ou animais infectados.

No que tange à suscetibilidade, a infecção é geral para todos os mamíferos. Não há relato de caso de imunidade natural nos seres humanos. A imunidade é adquirida pelo uso da vacina. Por isso é importante que a pessoa procure o atendimento médico rapidamente.

Casos confirmados de raiva humana no Pará não ocorrem desde 2005, quando 15 casos foram registrados no município de Augusto Corrêa e três em Viseu (nordeste paraense).

A Adepará também está em campo com ações de controle e prevenção da doença junto aos produtores rurais da região atingida em um raio de 12 quilômetros a partir do foco da doença.

O Programa Estadual de Controle da Raiva de Herbívoros (PECRH) atua no controle da ocorrência da doença em animais de interesse produtivo, tendo como objetivo reduzir a prevalência da doença na população de herbívoros domésticos. A gerente do Programa, Arlinéia Rodrigues, recomenda que os produtores que tenham animais que sofreram mordidas de morcegos, devem fazer o comunicado à Adepará.

Redação/Portal Canaã

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

One thought on “Deputado denuncia morte de 8 crianças por “Raiva Humana” em Melgaço, região do Marajó

  1. Caso pretenda um resultado mais instantâneo e efémero, aplique o gel 30 minutos antes do início da penetração. Os ingredientes do creme irão atingir o tecido erétil do pénis e intensificar o fluxo de sangue, o que fará o órgão crescer. A sua vida sexual sairá aperfeiçoada em aspetos como a resistência, a predisposição para várias sessões seguidas, a potência no coito e na abundância das ejaculações, devido ao incremento da excitação. titan gel criticas O titan premium é um gel topo de mercado que apenas é possível encontrar no site oficial do produto. Não caia no erro de encomendar um gel em outro local como farmácias, lojas de suplementos ou até pela Amazon, pois não estará a adquirir o produto certo e poderá até encomendar um produto com efeitos secundários perigosos à sua saúde. O titan premium é um produto natural feito à base de plantas 100% seguro que não apresenta quaisquer efeitos secundários.

Deixe um comentário