Serra Pelada será destaque do Câmera Record deste domingo (09/06/2019) na Record TV – Portal Canaã

Serra Pelada será destaque do Câmera Record deste domingo (09/06/2019) na Record TV

Foto: Pixabay

A Serra Pelada, localizada no estado do Pará, no meio da maior floresta do mundo, a floresta Amazônica, ficou conhecida em todos os continentes como o grande garimpo aberto do Planeta.

Pessoas de todos os lugares do Brasil, e até mesmo de outros países, largaram suas terras em busca da riqueza no garimpo. Mais de 30 mil homens e mulheres se reuniram e poucos meses no local.

O fenômeno da mineração que ocorreu no Pará entre 1980 e 1992, começou quando uma pepita de ouro foi encontrada na fazenda de Três Barras no final de 1979 (há controvérsias sobre a data). A fazenda foi invadida pelos garimpeiros e passou a ser controlada pela ditadura militar, o líder era Sebastião Rodrigues de Moura, o major Curió, que tinha feito “fama” perseguindo guerrilheiros no Araguaia (em 1982, o major se tornou deputado federal e, em 1988, deu nome a Curionópolis, onde oficialmente está Serra Pelada).

A Vale, que tinha direitos sobre a lavra, recebeu uma indenização do governo pela perda da área, que foi invadida. Todo mundo devia vender o ouro para os cofres federais, mas, na prática, o contrabando existia. A Vale interditou a cava diversas vezes para mecanizar a exploração, mas os garimpeiros voltavam para lá.

E neste domingo (09) será exibido uma reportagem no Câmera Record, que foi até Serra Pelada para mostrar como se encontra o ambiente que foi de guerra pela riqueza. A atração é transmitida após o Domingo Espetacular, às 23h15. Você também pode assistir pela plataforma PlayPlus, da própria Record TV.

COMENTAR VIA FACEBOOK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.