Vigilância Sanitária apreende medicamentos irregulares e alimentos vencidos em Belém

Foto: Ascom SesmaPrevious

Agentes da Divisão de Controle de Drogas e Medicamentos e da Divisão da Vigilância Sanitária de Alimentos, do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa), órgão integrante da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), fiscalizaram cerca de dez estabelecimentos, dentre farmácias, supermercados e mercadinhos, nos bairros da Condor e Jurunas, na manhã desta quinta-feira, 20.

A ação foi executada para apuração de denúncia e teve por objetivo fiscalizar se os estabelecimentos possuíam licença sanitária e se comercializavam os produtos de acordo com a referida competência.

“Encontramos antibióticos, que só podem ser vendidos com receita, e medicamentos em geral que só podem ser comercializados em farmácia, com a presença do farmacêutico, que é o profissional mais adequado para indicar esse tipo de produto. Por não sabermos a procedência destes itens, todos serão incinerados”, disse o chefe da Divisão de Drogas e Medicamentos, Renato Cavalcante.

Validade vencida – Produtos como suco em pó ou alimentos embutidos com prazo de validade vencida também constaram como parte da apreensão. “Os proprietários destes locais foram notificados e orientados a solicitar licença na Vigilância Sanitária para posterior acompanhamento das condições sanitárias do local”, destacou o veterinário técnico da Divisão de Alimentos, José Luiz Cardoso. Estes estabelecimentos terão um prazo de 48 horas para regularização na Secretaria de Saúde.

O comerciante Max Beltrão, que teve sua farmácia fiscalizada, ressaltou os cuidados com a dispensação de medicamentos e diz que busca estar de acordo com as normas sanitárias. “Temos profissionais que orientam os clientes de acordo com a receita médica, mas, infelizmente, ainda há quem venda produtos aleatórios em bares ou mercadinhos e a população se acostuma. É uma luta diária, mas estamos dentro da lei. Costumo dizer que não perco venda, e sim, cuido da saúde dos clientes para que, futuramente, não haja nenhum tipo de transtorno”, comparou Beltrão.

Renato Cavalcante considerou a ação positiva e adiantou a intensificação ao longo do ano. “Foram retirados de circulação medicamentos que não deveriam ser comercializados e que a população os utiliza sem a orientação profissional. Para este ano, já temos várias ações programadas para que sejam cumpridas as normas sanitárias vigentes”.

Serviço: O Devisa fica localizado na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), na avenida Governador José Malcher, 2821. Funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.Vigilância Sanitária

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *