Corda do Círio de Nossa Senhora de Nazaré já está em Belém

Foto: Reprodução/João Gomes/Prefeitura de Belém

A corda do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, um dos principais símbolos da festividade, chegou a Belém na última quinta-feira, 19. A corda é utilizada nas duas maiores e mais tradicionais procissões da quadra nazarena, a do Círio e a Trasladação.

Assim como no ano passado, a corda foi produzida em Santa Catarina. As empresas Itacorda e Expresso Vida Transporte foram as responsáveis pela chegada na capital. Mais uma vez, os custos para a aquisição da corda do Círio 2019 foram pagos por meio de doação.

Um dos símbolos que representam a fé dos devotos de Nossa Senhora de Nazaré é de sisal, tem 800 metros de comprimento com 50 milímetros de diâmetro. A corda chegou a Belém dividida em duas partes. São 400 metros para a Trasladação e 400 para a grande procissão de domingo.  Cada parte já vem adaptada às estações de metal que auxiliam no traslado das berlindas durante as romarias.

Segundo o coordenador da festa, Cláudio Acatauassu, a chegada da corda é um momento de grande expectativa que marca definitivamente a chegada do clima de Círio. “Esse é um momento que todos, principalmente os promesseiros, esperam o ano inteiro”, destacou.

História – A corda passou a fazer parte do Círio em 1885, quando uma cheia da Baía do Guajará alagou a orla desde próximo ao Ver-o-Peso até a Igreja das Mercês, no momento da procissão, fazendo com que a berlinda ficasse atolada e os cavalos não conseguissem puxá-la.

Os animais então foram desatrelados e um comerciante local emprestou uma corda para que os fiéis puxassem a berlinda. Desde então, foi incorporada às festividades e passou a ser o elo entre Nossa Senhora de Nazaré e os fiéis.

Texto: Adriana Pereira

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta