18 Praias incríveis que você deve conhecer no Pará

Locais ideais para as férias | Fotos: Pará Turismo

A abundante presença das águas no território paraense é responsável pela formação de belíssimos recantos naturais, seja em praias formadas pelos rios ou mesmo no litoral atlântico e ainda em igarapés de águas calmas e geladas. As possibilidades são diversas: praias litorâneas como Atalaia e Corvina, em Salinópolis, Marudá, em Marapanim e praia da Princesa na Vila de Algodoal, na Ilha de Maiandeua em Maracanã, praia do Pesqueiro no Marajó. Também são encantadoras as praias de rios, a exemplo do Morubira, Chapéu Virado, Paraíso e outras na Ilha de Mosqueiro, praia do Amor, na Vila de Alter-do-Chão, em Santarém, praia do Tucunaré, em Marabá, praia das Gaivotas em Conceição do Araguaia, Caripi em Barcarena, e tantas outras que fazem parte do vastíssimo leque de possibilidades para quem deseja curtir o sol e calor que predominam durante o ano inteiro na região.

Região: Santarém

ALTER DO CHÃO

Localizada às margens do rio Tapajós, a vila de Alter do Chão possui uma das mais belas praias brasileiras. Lá a natureza impressiona: águas doces cristalinas, areia branca e a floresta que a cerca transformam o local em parada obrigatória de diversos navios de cruzeiros internacionais, que apreciam o local como paraíso ecológico da amazônia.

alter do chão...

PONTA DE PEDRAS

A bela praia de Ponta de Pedras está localizada na área de proteção ambiental de Marajó. Além da areia branca e fina e de vegetação às suas margens, a praia chama atenção pelas formações rochosas

ponta de pedras...

A praia de Joanes, Salvaterra no Marajó possui água salobra, temperatura agradável e chama atenção por seus ventos contínuos e ondas que chegam até 1,5m, favorecendo a prática de esportes náuticos, atividades de recreação na areia e banho de sol.

Joanes...

PRAIA DO PESQUEIRO – MARAJÓ

O Local é a morada de pescadores e extrativistas, oferecendo experiências inesquecíveis por conta do estilo de vida das comunidades regionais, como a produção de cerâmicas, preparo da culinária exótica e a rotina das fazendas de búfalos.

Pesqueiro...

PRAIA GRANDE – ILHA DE SALVATERRA NO MARAJÓ

A praia possui uma bela paisagem, cercada por árvores nativas, sendo muito frequentada durante o veraneio, e na sua orla está instalada a Unidade Comunitária de beneficiamento de fibras vegetais, responsável pela produção de assentos de couro para carros, utilizando a fibra do coco verde.

Praia Grande

Região: Amazônia Atlântica

CRISPIM – MARAPANIM – ATLÂNTICO PARAENSE

Vale a pena dar uma esticadinha da vila de Marudá até essa bela praia. De areias brancas e finas, esse pedaço do paraíso é banhado pelo Atlântico, tendo na sua extensão dunas, cajueiros, flores do campo e o ajuru, além do mangue e dos pequenos lagos

Crispim...

ALGODOAL – ILHA DE MAIANDEUA

Fazem parte de uma Área de Proteção Ambiental por apresentarem atrativos culturais e naturais importantes para a qualidade de vida da população. O ecossistema local é formado por dunas, praias, restingas, furos, campos naturais, mangues, dentre outros. O “Furo Velho” corta as duas ilhas, possibilitando o acesso as diversas vilas como Algodoal, Fortalezinha, Mocooca e Camboinha com suas belezas naturais. A melhor época para visitar o lugar é de junho a novembro

Algodoal...

ATALAIA

Praia de areias brancas e águas salgadas, o Atalaia é a grande pedida para famílias inteiras devido a sua extensão – ideal para o lazer e atividades esportivas radicais. Crianças se divertem nos laguinhos que surgem durante a baixa-mar e, para completar o cenário praiano, barracas de comidas oferecem os mais variados cardápios aos visitantes

Atalaia...

FAROL VELHO

É bastante procurada por pessoas que gostam de tranquilidade e o acesso pode ser feito pela praia do Atalaia na baixa-mar, quando surgem ruínas do antigo farol de sinalização ou, ainda, por uma pequena estrada construída sobre as dunas. O local possui extensa área de areia, casas de veranistas, pousadas, bares e restaurantes, além de um por do sol inspirador.

farol velho...

PRAIA DA PRINCESA

A praia fica na ilha de Algodoal no litoral do Pará, sendo bastante procurada por turistas devido as belezas naturais e por ser uma área de proteção ambiental. Banhada pelo Atlântico, a praia da Princesa possui areias brancas, dunas com vegetação nativa e um lago. Para chegar até o local é preciso atravessar de canoa um canal (30 a 40 minutos) até a Vila de Algodoal ou pagar uma charrete, caso a maré esteja baixa, mas vale a pena se deparar com a imensidão da paisagem.

Praia da Princesa

MAÇARICO

A mais tradicional praia da região é bastante procurada por conta da proximidade da cidade, da ventilação constante e do aprazível pôr do sol. Quando a maré recua, surgem pássaros perambulando pelas areias e mangues à procura de alimentos. É impossível ficar parado na orla do Maçarico, aqui estão os bares, restaurantes, barracas de tacacá, além de parques infantis e um calçadão incrível para pedalar e caminhar.

Maçarico

Região: Xingu

RIO XINGU

A natureza é o ponto forte de Altamira e o rio Xingu o seu maior destaque. Navegar ou tomar banho nas águas esverdeadas do Xingu é uma experiência inesquecível. Suas águas vão de tranquilas a agitadas devido as corredeiras, propícias à pesca esportiva e, seus inúmeros afluentes formam belas praias de areias finas e claras, ilhas e lagos. As praias naturais são sazonais, surgindo no período de julho a novembro, enquanto que as praias artificiais podem ser acessadas o ano inteiro, como a Praia da Orla que fica bem em frente a cidade ou as mais afastadas como a Massanori e Assurini.

Rio Xingu...

Região: BARCARENA

CARIPI

Fica às margens da Baía do Marajó. Suas areias são brancas e finas com vegetação nativa. É uma ótima opção para curtir com a família e amigos durante os finais de semana ou no verão amazônico. Dar um mergulho nas águas mornas e tranquilas do Caripi é muito relaxante, além do mais quando se tem a brisa constante dos ventos acompanhada de uma boa comidinha, é perfeito!

caripi...

PRAIA DAS GAIVOTAS

É muito frequentada por ficar na orla da cidade e tem 3 quilômetros de extensão, é famosa por suas areias peroladas e os muitos eventos realizados no verão, que vão de shows culturais a competições esportivas. Aqui, o visitante pode apreciar a paisagem saboreando uma caldeirada de tucunaré dentro d’ água.

praia das gaivotas...

PRAIA DO TUCUNARÉ

Com 5 km de extensão, a praia apresenta uma característica bem peculiar – emerge durante o verão amazônico, que ocorre de julho a novembro. Durante esse período as águas do rio Tocantins secam e dão espaço as areias finas e brancas. O local possui uma boa infraestrutura de serviços e é um dos mais visitados pelos turistas, que ficam em suas mesas e cadeiras dentro d’água apreciando a paisagem.

praia do tucunaré...

PRAIA DA ALDEIA

A praia fica às margens do rio Tocantins. São 3 quilômetros de areias claras e águas tranquilas, perfeito para o lazer de toda a família. Na orla estão os bares e restaurantes, oferecendo o que a cidade tem de melhor na gastronomia, o Mapará frito acompanhado com o açaí.

Praia da Aldeia

Região: Belém

MOSQUEIRO

Distante apenas  85 km de Belém, a Ilha de Mosqueiro é ideal para o ecoturismo e prática de esportes náuticos, pois sua vegetação é preservada e possui uma grande quantidade de igarapés, além de praias de água doce com ondas.

Mosqueiro...

VAI QUEM QUER – ILHA DA COTIJUBA

Recebeu este nome por ser a mais afastada de todas as praias, cerca de 9km do porto da ilha. A praia é quase deserta, ideal para quem procura sossego e uma paisagem quase intacta pelo homem. Tem pousadas de estilo rústico e os restaurantes servem somente pratos regionais, onde os peixes e camarão da região tem destaques. O acesso é de charretes, puxadas por cavalos, bondes puxados por tratores e mototáxis disponíveis por toda a Ilha

vai quem quer...

Fotos: Pará Turismo

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *