Categoria: Processo Seletivo

Procuradoria Geral do Estado publica edital para seleção de estagiários remunerado

O edital do 9º Processo Seletivo Público para a formação do quadro de reserva de estagiários, da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), foi publicado nesta quarta-feira (19), no Diário Oficial. O cadastro é voltado para estudantes de nível superior das áreas de Direito, Informática, Administração, Ciências Contábeis e Biblioteconomia.

“Desde o ano passado, adotamos a política de fazer concurso, todo início de ano, para a seleção de estagiários e preenchimento de cadastro de reserva, com estudantes que devem ser chamados ao longo do ano. É uma política de premiação de mérito, além de ajudar na qualidade do serviço prestado pela instituição. Entram aqueles que realmente estudam e se dedicam”, explicou o procurador-geral do Estado, Ricardo Sefer.

O edital completo já está disponível no site da PGE. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no período de 2 a 13 de março de 2020. Estarão habilitados os estudantes regularmente matriculados em instituição de ensino superior credenciada.

O valor da bolsa-estágio para nível superior, com jornada de trabalho de 4 horas, é de R$ 568,15. Paras os cargos com jornada de 6h, o valor da bolsa é de R$ 671,56. Os estagiários receberão, também, auxílio-transporte.

Provas – As provas de múltipla escolha e de redação serão realizadas no dia 24 de março, a partir das 9h. O processo será todo eletrônico, ou seja, disponibilizado pelo site da Procuradoria.
O candidato terá 40 minutos para responder às 20 questões da prova objetiva, sendo 10 de Língua Portuguesa e 10 de Conhecimentos Gerais.

Às 10h, o estudante deverá iniciar a prova de redação, para a qual serão disponibilizados 60 minutos. A prova objetiva e a redação valerão 10 pontos cada.

Validade – O último processo seletivo para estagiários da PGE foi realizado em março de 2019. Na ocasião, a Procuradoria chegou a convocar mais de 100 candidatos. Atualmente, a instituição tem contratos vigentes com 55 estudantes, aprovados pelo mesmo processo seletivo.
Os contratos, de acordo com o edital, têm a validade de um ano, podendo ser prorrogados por igual período.

Vantagens – Thayná Lima, 22, está no 7º semestre do curso de Biblioteconomia, da Universidade Federal do Pará (UFPA). A estudante é uma das estagiárias contratadas pela PGE, com atuação no Centro de Estudos da Procuradoria, em Belém. Segundo ela, desde setembro de 2019, quando foi contratada, tem aprendido muito, além da sua área profissional. “Aprendi sobre legislação. Estamos informadas sobre os direitos que, hoje, a população do Estado tem e sobre a atuação da PGE”, disse.

Redação

Equipe de redação do Portal Canaã.