Komatsu e SENAI promovem parceria para formação de mecânicos de manutenção de equipamentos de mineração

As formações acontecem nos municípios de Parauapebas, Itabira e Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Foto: Reprodução / Fanpage Komatsu Brasil

A Komatsu  fabricante de equipamentos para mineração, construção e florestal e o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) realizam uma parceria para o Programa de Imersão Komatsu, iniciativa que teve início em 2019 e, em 2021, ano de seu centenário global, com o apoio do SENAI, capacitará 100 jovens para a função de mecânico de manutenção de equipamento de mineração.

  Primeira mulher no Pará opera o trem de cargas em viagem na ferrovia Carajás

Realizado nos municípios de Parauapebas, Itabira e Conceição do Mato Dentro, ambos em Minas Gerais, o Programa de Imersão Komatsu é uma iniciativa direcionada a jovens formados em cursos técnicos e que buscam conhecimentos específicos e um diferencial técnico no mercado de trabalho. Antes de iniciar o curso, os jovens passam por um processo seletivo, que inclui análise de histórico escolar, dinâmica de grupo e entrevistas.

  Arroba de gado continua estável após baixa na região Carajás

O conteúdo total da formação tem 470 horas, distribuídas em quatro meses de curso. Entre as disciplinas estão: Segurança Aplicada, Literatura Técnica, Inglês Técnico, Trem de Força, Hidráulica, Eletricidade, Apresentação de equipamentos Komatsu, Manutenção Preventiva, Remoção e Instalação de Componentes.

Itabira teve início de uma turma em maio e, em junho, Parauapebas e Conceição do Mato Dentro darão início às aulas. Todas com término previsto para o segundo semestre.

“Com a parceria junto ao SENAI, a Komatsu busca promover a capacitação de jovens profissionais e apoiá-los no ingresso ao mercado de trabalho. Para nós, é uma maneira de contribuir socialmente com as comunidades nas quais atuamos. Vários líderes da Komatsu tiveram seu início em programas com o mesmo perfil e acreditamos muito no poder transformador da educação, o maior legado para o desenvolvimento sustentável da sociedade”, destaca o diretor de Operações e Suporte ao Produto, Ricardo Alexandre.

“O SENAI está sempre de portas abertas para parcerias como esta, com a Komatsu, que gera possibilidades para que os jovens consigam lugar no mercado de trabalho a partir da qualificação profissional. Colocamos nossa estrutura à disposição para preparar esses futuros profissionais de acordo com a realidade e demandas da indústria,” afirma o diretor regional do SENAI/PA e superintendente do SESI/PA, Dário Lemos.

Ao longo da formação, os alunos recebem uma bolsa de estudos e, ao término do curso, os jovens profissionais estarão aptos a se candidatar para vagas da própria Komatsu, bem como de outras empresas do segmento de mineração.

  Devemos começar a tratar os pequenos mineradores como empreendedores adultos e responsáveis

 

6 respostas em “Komatsu e SENAI promovem parceria para formação de mecânicos de manutenção de equipamentos de mineração”

Deixe uma resposta

Leia mais

+ Empregos