Wilson Leite entrega cargo de líder do governo no legislativo em Canaã dos Carajás

Escolhido pelo prefeito Jeová Andrade no início do ano para ser a ponte entre o legislativo e o executivo, o vereador Wilson Leite (PDT) teve lá as suas idas e vindas ao longo de todo o ano. Poucos dias depois de ser escolhido para o cargo, o vereador deixou a função assim que aconteceu o afastamento do prefeito eleito Jeová Andrade, em fevereiro.

Passados mais alguns dias, Jeová voltou ao cargo e Wilson voltou também. Então, desde março o vereador tem ocupado o cargo de líder do governo, porém, sempre com o olhar apurado sobre a atuação do executivo, o pedetista não poupou críticas quando foram necessárias.

Maior expoente da oposição ao governo municipal em 2017, o vereador encontrou águas tranquilas no seu cargo de líder, visto que em pouquíssimas ocasiões os parlamentares se levantaram contra o governo em 2018.

Passados quase 10 meses de sua escolha para o cargo, o vereador do PDT jogou a toalha e anunciou, durante o Grande Expediente da 35ª Sessão Ordinária em 2018, que não será mais a ponte entre os dois poderes. De acordo com Wilson, um ofício já havia sido enviado para o gabinete do prefeito explicando a decisão.

O vereador disse que o governo fez pouco do que prometeu. “Eu tive a hombridade de enviar um ofício e anunciar que não estarei mais à frente deste cargo. Como líder do governo, usei esta tribuna e falei dos compromissos que o executivo tinha com esta cidade. Daquilo que havíamos combinado, quase nada foi feito. Então, em razão dos compromissos não cumpridos, eu não quero mais ser líder deste governo. Quero me apresentar diante do povo de cabeça erguida e me orgulhar daquilo que prometi e fiz.”

O parlamentar citou alguns dos compromissos não levados adiante pela gestão. “Os buracos na cidade. Até hoje não conseguiram tampar. A limpeza não foi feita. Ninguém é obrigado a fazer compromisso, mas se fizer é bom que cumpra.”

Ainda não há informações sobre quem ocupará o cargo de líder do governo a partir de agora. É provável que o novo parlamentar a defender o executivo só seja anunciado no ano que vem, visto que haverá, já em novembro, eleição pra presidência da Câmara Municipal e novas conjunturas políticas devem se formar na Casa de Leis.

Ainda na mesma sessão, o presidente Junior Garra fez um desabafo. O parlamentar anunciou que não tem interesse em se reeleger vereador no ano de 2020. “Não serei mais candidato à vereador. O que eu quero é paz na minha vida e isso aqui é dor de cabeça. Fui ameaçado de morte duas vezes quando propus uma CPI para investigar os loteamentos da cidade. Eu tenho certeza que aqui não se faz a mudança.”

O anúncio de que não será mais candidato a vereador reforça o rumor de que Garra deve ser um dos candidatos a prefeito de Canaã dos Carajás em 2020. O vereador do PR deve concorrer à reeleição para presidência da Casa de Leis e, caso saia vitorioso, se firmará como um dos nomes mais fortes para a sucessão de Jeová Andrade no poder.

Reportagem: Silvia Lopes

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *