Vestibular 2018: UFPA divulga listão

É dia de festa! Na manhã desta quinta-feira, 25 de janeiro, mais de seis mil estudantes puderam comemorar a esperada aprovação no Processo Seletivo 2018 (PS 2018) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O resultado dos candidatos aprovados foi divulgado às 9h, após coletiva de imprensa realizado no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), no Campus Guamá.

Com um acréscimo de 1,25% no total de concorrentes, em relação a 2017, o principal concurso para ingresso na Universidade recebeu 109.058 inscrições. As vagas foram distribuídas em 177 cursos de graduação, ofertados em vinte cidades do Pará onde a UFPA mantém campi, polos ou convênios. Das 6.381 vagas ofertadas, apenas 28 não foram preenchidas, 12 no curso de Física em Curuçá e 16 no curso de Letras em Altamira.

Confira AQUI o listão completo.

“Este foi um processo muito concorrido, demonstrando não somente que a demanda por vagas continua elevada, mas, também, que a sociedade confia e busca a UFPA como destino prioritário para a formação superior”, ressaltou o Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho.

Candidatos paraenses são maioria

Assim como em 2017, os paraenses mantiveram a liderança na disputa pelas vagas ofertadas, foram 6.249 candidatos que totalizaram 98,8% do número total de aprovados. Dentre eles, 4.334 são cotistas e receberam bônus para estudantes que moram na região Norte e 1.926 são não cotistas, mas receberam o bônus de 10%.

Apenas 76 concorrentes aprovados são de outros estados, totalizando 1,2%, e, dentre eles, a maioria vem de outros estados da região Norte. O estado do Amapá teve 34 aprovações e Tocantins teve 11 candidatos aprovados. O predomínio de paraenses e estudantes residentes em estados da região Norte entre os candidatos inscritos e aprovados foi favorecido pelo bônus de 10% sobre a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dado aos alunos egressos de estados da região.

A divulgação antecipada do listão, que estava prevista apenas para o próximo sábado (27), foi possível devido à mudança de notificação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos (INEP), que é o responsável pela liberação das notas do Enem.

“Este ano, o INEP liberou as notas para a Universidade ao mesmo tempo em que liberou para os candidatos, por este motivo conseguimos terminar o trabalho antecipadamente. Agora espero que os candidatos aprovados aproveitem bastante, pois a Universidade está de portas abertas pra eles”, pontuou o Diretor do CEPS, Sanclayton Moreira.

Sete emissoras de rádio, sendo quatro de Belém, duas de castanhal e uma de Soure, transmitiram ao vivo os nomes dos aprovados. Apesar de muitos candidatos preferirem ouvir a divulgação em casa, com a família e amigos, centenas de estudantes também optaram por sentir a emoção de conferir diretamente seu nome no listão afixado em quadros espelhados em frente ao CEBN, no Campus Guamá.

Boas-vindas aos novos alunos

Durante a coletiva de imprensa, o Reitor Emmanuel Tourinho parabenizou os candidatos aprovados e reafirmou a importância desta conquista. “A todos e a todas, nossos parabéns pelo sucesso e sejam muito bem-vindos à nossa Universidade. Tenham a certeza de que estão ingressando em uma das melhores universidades do país, que desenvolve um trabalho contínuo de promoção da excelência no Ensino na Pesquisa e na Extensão”, afirmou.

Para o Pró-reitor de Ensino e Graduação (PROEG) e presidente da Comissão Permanente de Processo Seletivo (Coperps), professor Edmar Costa, é importante que os novos alunos já se sintam parte desta instituição que irá marcar uma importante fase de suas vidas. “Sejam muito bem-vindos à maior instituição de ensino da Amazônia, patrimônio de toda a sociedade paraense. Tenho certeza de que todos esses estudantes, que vão entrar pelos nossos portões pela primeira vez, vão ter uma experiência única na vida durante a sua graduação”, afirmou.

SiSu

O Reitor da UFPA, também aproveitou o momento para alertar os estudantes aprovados no PS 2018 para que efetivem sua desistência no Sistema de Seleção Unificada (SiSu), até esta sexta-feira, 26 de janeiro. “Faço um apelo aos candidatos e às candidatas aprovados/as neste processo seletivo, para que efetivem a sua desistência do SiSu, de modo que os candidatos que não foram aprovados possam concorrer a essas vagas sem que haja necessidade de uma segunda chamada”, ressaltou Emmanuel Tourinho.

E para os candidatos que ainda não conseguiram a sua desejada aprovação, fica um incentivo para que não desistam. “Nós tivemos cerca de 50 mil alunos que obtiveram notas para entrar na Universidade, mas que não puderam ingressar devido à quantidade de vagas. Não desistam! Continuem perseverando e, quem sabe, no próximo ano também terão os seus nomes em nosso listão”, finalizou o reitor da UFPA

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News