Santana do Araguaia e Paragominas lideram em focos de incêndios e queimadas no Pará

O estado do Pará registrou entre os meses de Janeiro e Junho  mais de oito  mil focos de queimadas espalhados pelos 144 municípios, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Para ser exato, os números de focos de queimadas registrados no período  foram 8.792.

Da quantidade total de focos de queimadas no Pará, 6111 foram registrados em Santana do Araguaia, e, 517 em Paragominas. Os dados foram consultados com exclusividade pelo Portal Canaã.

Após os dois municípios mais ‘queimadores’ do Pará, no período de seis meses, temos Dom Eliseu com 474 focos, Santa Maria das Barreiras com 393 e Altamira, que sempre liderou no ranking, agora com 331 focos registrados. 

Em nível Nacional, e resumindo-se aos estados, o Pará está em 7º lugar no ranking, e quem lidera dessa vez é o estado de Mato Grosso, com 37.304 focos, correspondente a 22,8% das queimadas do Brasil.

Crime
Provocar queimadas em florestas é considerado um crime ambiental, de acordo com o artigo 50 do Decreto Federal 6.514/2008. É infração destruir ou danificar florestas ou qualquer tipo de  vegetação nativa ou de espécies plantadas sem autorização ou licença da autoridade ambiental competente, resultando em multas a partir de R$ 5.000,00 por hectare.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *