Conheça Rowan Pedro, novo colunista do Portal Canaã


Rowan Pedro de Araújo é o novo colunista deste veículo. Natural de Governador Valadares MG, chegou para o Projeto Carajás – Parauapebas no inicio dos anos 80 para fazer parte da equipe da VALE – responsável pela pré-operação das minas e unidades de beneficiamento de minério de ferro coordenadas pelo Engenheiro Mozart Litwinski, que veio a ser o 1º Superintendente (Sumic).

Rowan é estudioso nato e veio para atuar na área de almoxarifados e materiais. Interessou-se em trabalhar com combustíveis e controle de explosivos Adquiriu várias literaturas destes temas e com 40 dias de empresa assumia estas áreas de apoio operacional de produção e operação das minas Carajás. Chegou a Supervisor Geral de Abastecimento e apoio. Com ótimo relacionamento com a comunidade de Parauapebas, que considera um local espetacular, foi indicado pelo superintendente da Sufec-Superintendente da Estrada de Ferro Carajás, Thiers Manzano Barsotti na época, para assumir a Gerência Técnica Administrativa da Ferrovia em Parauapebas, sendo um dos primeiros moradores da Chácara da Lua. Junto com os gerentes pares diretores da Asfep-Associação dos Ferroviários de Parauapebas, abriram o clube para associação de pessoas da comunidade, sendo presidente da Asfep por duas vezes. Promoveram cursos e projetos de esporte, cultura, saúde e lazer.

Em 1998 sentido falta de uma formação superior. Pediu transferência para o sudeste e atuou nas ferrovias da VALE – Estrada de Ferro Vitória Minas e FCA – Ferrovia Centro Atlântica, hoje VL, atuando como Assessor de Maio Ambiente de Oficinas de Locomotivas, coordenação de combustíveis derivados de petróleo, projetos e obras de proteção ambiental e segurança nos estados de MG, ES, RJ, GO, DF, BA, SE.

Iniciou o curso de engenharia de produção, mas devido à mudança de MG para ES, Trocou a engenharia para a administração. Formado, assumiu interinamente a Gerência de Administração da Urucum Mineração, empresa da VALE, em Corumbá – MS fronteira com a Bolívia como empregado adido e retornou para o ES como Gestor de Projetos, Obras e Empreendimentos de Usinas de Pelotização de Minério de Ferro acumulando a coordenação de Eliminação de Risco de Fatalidade em três plantas de Pelotização.

Pós graduou MBA em Gerência de Projetos. Foi convidado para assumir na BA a Coordenação da Administração da australiana Mirabela Mineração do Brasil e acumulava a Coordenação de Combustíveis. Pós graduou nesta época em Gestão de RH. Depois de três anos assumiu a Coordenação da Administração e Infraestrutura da Mineração Taboca no AM. Profissional de sólida experiência em Administração Geral iniciou o mestrado em Economia Industrial. Possuem vários projetos nas áreas de Gestão, Controle, Economia, Serviços, Recursos Humanos, Coaching, Saúde Segurança Meio Ambiente e Prevenção de Acidentes. Foi colunistas em jornais de Parauapebas PA, Nova Era e Belo Horizonte MG, Vitória e Vila Velha ES.

Desde 2000 é amigo particular do Dr.Eliezer Batista. “Sempre que posso peço a opinião ao Dr.Eliezer, nos projetos que desenvolvo. É um visionário”. Rowan tem hoje uma vida ativa como voluntário ministra cursos. Doou cavalos para equoterapia de algumas APAE´S, é admirador ferrenho desta entidade e um incansável estudioso da Ciência de Administração, Capital Humano, Sustentabilidade Empresarial, Prevenção de Acidentes e Meio Ambiente. Possui mais de 200 publicações no Linkedin. Está escrevendo um livro dedicado ao grande amigo, Eliezer Batista – Contos de Ferrovias.

Portal Canaã

COMENTAR COM FACEBOOK