Opinião: Como líder, Jair Bolsonaro já fracassou – Portal Canaã

Opinião: Como líder, Jair Bolsonaro já fracassou

Foto: Reprodução/Instagram Bolsonaro

Há menos de 90 dias, Jair Bolsonaro assumia a presidência do Brasil. O que era absurdo, inimaginável e grotesco aconteceu: um deputado-militar inexpressivo, despreparado e repugnante chegava ao posto mais alto de uma república cansada de sofrer.

Em menos de três meses, pouca coisa mudou: o gosto amargo continua na boca e o sofrimento continua sem previsão de passar. Óbvio, o presidente e sua equipe de governo pouco podiam fazer num período tão curto de tempo e duvido muito que exista má vontade, nada disso… Não há como avaliar um governo que mal começou; a questão não é essa.

Quem fracassou foi o Jair, o líder, o homem que carrega nos ombros o dever de conduzir uma nação sacaneada até dias melhores. Bolsonaro já fracassou como líder e mesmo o defensor mais inflamado precisa compreender isso.

Bolsonaro já fracassou quando, por uma vingança infantil e imoral, publicou em seu Twitter um vídeo pornográfico e justificou o ato como uma “denúncia do que acontece no carnaval”. Isso, logo após milhões de foliões entoarem xingamentos dirigidos a ele em festas espalhadas por todo o Brasil. A resposta de um líder, em casos assim, deve ser dada por meio de trabalho e dedicação à tarefa que foi eleito para cumprir, não com um apelo ridículo ao campo da moralidade, local em que se sente confortável. Bolsonaro não entendeu que a campanha acabou, que ele vence e que o país necessita de gerência.

Como líder, Jair fracassa quando não tem o respeito de Mourão e nem de ninguém. O vice é uma voz dissonante dentro do governo e isso fica claro quando não se posiciona a favor da maior plataforma de campanha do colega de chapa: a liberação das armas. Mourão possui muito mais preparo que o presidente e parece ter mais bom senso em relação a alguns assuntos e isso parece incomodar.

O auge do fracasso do líder Bolsonaro é a relação de subserviência que está firmando com os Estados Unidos. Sem se dar conta, o presidente brasileiro se expõe ao ridículo ao se curvar para Trump. O amor desmedido do fracasso líder brasileiro pelo tresloucado presidente norte-americano é pauta dos principais jornais brasileiros e medidas, como a liberação de visto para americanos visitarem o Brasil – sem reciprocidade – deixam claro que estamos sendo conduzidos por um homem que não compreendeu a importância da soberania de uma nação.

Como presidente, é impossível avaliar o desempenho de Jair. No entanto, o precoce fracasso do líder pode ser o prenúncio de que trevas estão por vir.

1 thought on “Opinião: Como líder, Jair Bolsonaro já fracassou

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.