Focos de queimadas e incêndios diminuem na ‘Terra Prometida’

De acordo dados do INPE o números de focos de queimadas vem amenizando nos últimos dias em Canaã dos Carajás.

Canaã dos Carajás que apresentou um alto índice de focos de queimadas no mês de Julho, e quase que duplicou o índice de queimadas nos dez primeiros dias de agosto, vem mostrando uma baixa nos registro de focos nos últimos dias, de acordos os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Chegou a ser registrado em um único dia no município cerca de 332 focos de queimadas mas esses números vem amenizando.

O Portal Canaã analisou o monitoramento feito pelo INPE nos últimos 5 dias e traz números positivos com relação os focos de queimadas. No dia 09 registrou-se 20 focos; dia 10,  24 focos; dia 11, 9 focos; dia 12 também, 9 focos; dia 13, 7 focos; dia 14 apenas 4 focos de queimadas.

Entre os 5 dias destacamos o dia 10 com 24 focos, o maior do período, e dia 4 sendo o dia mais ameno, com apenas 4 focos durante 24 horas.

Procurada pelo Portal Canaã, a Brigada de Emergência confirmou a constatação  da diminuição dos focos no município e que ao saber dos riscos provenientes das queimadas a sociedade passou a tomar mais cuidados contribuindo com esse fator diminutivo. A Brigada confirmou ainda, que as áreas não efetadas são poucas ficando impossível voltar ao mesmo nível de proliferação do fogo.

O tempo seco e as frequentes queimadas registradas em Canaã dos Carajás e região aumentam os problemas respiratórios.  A concentração dos poluentes é maior durante a noite e quem já sofre desse mal fica ainda mais desconfortável. Médicos orientam beber muita água, utilizar umidificadores de ar e lubrificantes de vias respiratórias.

Crime
Provocar queimadas em florestas é considerado um crime ambiental, de acordo com o artigo 50 do Decreto Federal 6.514/2008. É infração destruir ou danificar florestas ou qualquer tipo de  vegetação nativa ou de espécies plantadas sem autorização ou licença da autoridade ambiental competente, resultando em multas a partir de R$ 5.000,00 por hectare.

Para qualquer informações, denúncia e emergência em Canaã dos Carajás contate a Brigada de Emergências: 9 9137-9919

Redação do Portal Canaã

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário