Correias transportadoras do S11D têm medição específica

A empresa alemã Lase forneceu para o projeto S11D, da Vale, 15 sistemas de mensuração de correias transportadoras LaseBVC.
Sistema de medição de volume de minério em correias transportadoras

A empresa alemã Lase forneceu para o projeto S11D, da Vale, 15 sistemas de mensuração de correias transportadoras LaseBVC. Como o S11D, instalado em Canaã dos Carajás, usa correias de forma intensiva na movimentação de minério de ferro, foi necessário ter um sistema de medição de volume e peso específico.

Quando o S11D começou sua operação comercial em janeiro, o sistema Lase já tinha iniciado a implantação definitiva, ou rollout no jargão da gestão de projetos, da aplicação LaseBVC (Bulk Volume Conveyor, na sigla em inglês) e entregue 14 sistemas de medição de volume para correias transportadoras no Complexo Eliezer Batista, como foi batizado o S11D.

A Lase, junto com sua parceira local C+ Tecnologia, que tem sede em Belo Horizonte, comissionou o sistema de medição de granéis com o uso de lasers para a Vale. “Esse bem-conceituado projeto estabelece um novo padrão na indústria de mineração onde tecnologia avançada se casa com a alta produtividade”, diz a empresa em nota.

Para medir a altura do minério de ferro nas esteiras, bem como o seu volume, um escâner a laser foi montado sobre cada correia transportadora. A direção de escaneamento dos sistemas laser percorre transversalmente a direção de transferência do material transportado e gera um perfil 2D. Esses são comparados aos chamados “perfis-zero”, que foram armazenados durante o comissionamento dos transportadores correias.

“Conhecendo a diferença individual e a velocidade da correia, o volume exato pode ser determinado. Além disso, se a densidade do material é conhecida, o fluxo de massa pode ser calculado também”, diz comunicado da Lase emitido no fim de março.

Com o uso de escâneres laser de alta resolução com razão de escaneamento de até 100 scans por segundo, o material pode ser registrado mesmo em altas velocidades de transporte. Algoritmos especiais do software do LaseBVC foram escritos para assegurar o ajuste e calibração da mensuração. O sistema pode ser operado intuitivamente devido à disponibilidade de tutoriais de controle e configuração orientados para o usuário.

A Lase Industrielle Lasertechnik foi fundada em 1990 e tem sede em Wesel, na Alemanha. Os seus sistemas a laser são usados em serviços anticolisão, monitoramento, posicionamento, dimensionamento e medição de volume em diversas indústrias como construção, siderurgia, logística e automação de prédio.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *