Há pouco tempo percebi, que era preciso me reinventar, me recriar. Não podia mais, apenas, buscar uma justificativa e deveria continuar me traduzindo com uma só palavra ou expressão, como eu havia me imposto: Consultor.
Também conclui que não conseguiria traduzir como produtos efetivos o que desenvolvi para condução da mudança promovida na minha vida , pelo menos da forma como estas mudanças são concebidas/entendidas.
Levado por esta indagação, eu procurei em meus textos indícios de competências, trabalhadas ou não, que poderiam me significar uma fórmula de aprofundar estas mudanças e aumentando a percepção sobre as pessoas .
Com esta tratativa para uma reinvenção e retorno ao mercado de trabalho de engenharia após 3,5 anos descobri uma síntese, que deveria me renomear: Construtor de Realidades; significando minha capacidade de construir ou reconstruir realidades, dando a mim a possibilidade de ser o homem que constrói alternativas , rotas e caminhos com transformação de realidades através de referências, exemplos , ideais, objetivos, metas e resultados.
Muitos poderão me perguntar o que isto significa em termos práticos. Não existe o prático, quando se adota o randômico.
A única certeza que haverá de ser percebida é a de que todas as vezes que me vi diante de pequenos, médios e grandes desafios, eu sempre me acionei, articulei minhas competências básicas, apliquei a base metodológica que concebi e consegui mais que resultados: eu ajudei a construí sonhos e efetividades reais.
Então dediquei um bom período construindo um diagrama de verbos que pudessem distinguir esta minha síntese.
É bom se reconhecer de todas as maneiras e ângulos.
A primeira linha de competências em verbos poderia ser denominada de reflexiva:
Buscar conhecer – resultante da curiosidade epistemológica e implica registrar, assimilar e internalizar o que conheceu.
Pensar – exige o depreender lógico de aspectos que podem ser úteis
Refletir – compreende o sentido do matutar, de meditar de forma demorada e até descontínua, imaginar e intuir (insights e frights).
Conceber – conceber ideias, pensamentos configurados a partir de todo contexto: curiosidade, pensamento, reflexão.
Outra sequência de verbos tem muito a ver com as habilidades relacionais:
Aprender sobre gestão de pessoas e processos em busca de resultados
Monitorar cumprimento de ações previstas e resultados esperados
Conciliar para equacionar e superar conflitos e vaidades.
Ministrar conteúdos para favorecer o aprendizado.
Este composto tem características estratégicas: Formular ideias, pensamentos, interações e projetos.
Construir resultados expressos em metas bem articuladas
O último composto tem características técnicas primordiais: Orçar e calcular resultados
Escrever projetos com argumentos, justificativas, objetivos e metas.
Parar e Descansar
Toda vez que se esquematiza e se classifica, como feito agora, perde-se um pouco do tom mágico da competência verbalizada, provavelmente porque se dá a ideia de que elas funcionam em uma sequência de tempo e movimento, um após o outro, como em gráfico cartesiano.
E não é, de forma alguma, esta a intenção.
Aliás, este é um sinal dos tempos modernos.
Sou fã dos pensadores antigos que não se faziam especializados e sim pensadores do futuro sem hipocrisia lutando pelos seus valores e idéias .
Hoje temos a tendência a sistematizar, esquematizar e sintetizar os desafios exercendo a cidadania de engenheiro , administrar os nossos problemas e nossas frustrações respeitando ao próximo e contando com a misericórdia de Deus .