Opinião | Uns tem preço outros tem valor

Custei a perceber está dicotomia na vida pessoal e profissional.

Tive muitas decepções e frustações mas cheguei são e salvo até aqui e hoje percebo bem a perspicácia deste dois parâmetros e conceitos da dimensão dos relacionamentos nos negócios e nas relações sociais.

Preço e valor são coisas completamente diferentes, muito embora a maioria das pessoas as tenham erroneamente por sinônimo.

Isso vale tanto para as transações comerciais no mundo dos negócios, quanto para as demais relações sociais.

O problema maior dessa dúvida quem é quando o que está em questão são pessoas e suas realizações profissionais .

Nos negócios, o preço está relacionado a dinheiro, enquanto que valor está relacionado aos benefícios agregados ao produto, tais como sentimento de pertencimento, utilidade , qualidade e sentimento a ele relacionado (possui valor agregado).

Quando estamos falando de pessoas, notamos que o sentido é semelhante, porém sua dúvida e reconhecimento é mais danosa.

Preço é quanto vale, em dinheiro, o produto, objeto ou até mesmo uma hora de trabalho de um profissional .

Este está relacionado e seu conhecimento , experiência e as suas características próprias, sem nenhum outro agregado.

Já o valor não é definido pelas características próprias do produto, objeto , mas pelo que ele agrega de conhecimento e experiência .

As pessoas têm seus valores definidos a partir da suas experiências e do que agregam ao longo de suas vidas.

Seus valores dependem da educação, dos tipos de relações sociais vivenciadas e de sua networking .

O homem nem nasce mau, como atestava Hobbes, nem mesmo bom, como aferia Rousseau; apenas nasce homem… sem valores, apenas como preço de seu parto e já herda os gens de seus pais e suas características genéricas.

Enquanto uns apenas têm preços, outros têm valores.

O caráter destes últimos não está à venda ou pode ser mensurado por meio de “preço”, seja ele pago em dinheiro, com fama ou com poder.

O seu valor não está em si, mas nas escolhas do caminho que seguiu e no que agregou ao longo da vida.

Por outro lado, enquanto uns tem valores, outros têm apenas preços.

Alguns destes rotulados na testa e etiquetados, aguardando um comprador; expostos em vitrines, muitas vezes em promoção.

Vendem-se, trocam-se sem nenhum valor agregado entram e saem e na verdade nada muda na vida das pessoas.

Na verdade, vende-se por preços que nem mesmo valem.

Quem compra, logo percebe que uns valem muito menos que investiram para nascerem e deveriam pagar altos impostos pelo ar que lhes mantém vivos

 

WJN

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta