Custei a perceber está dicotomia na vida pessoal e profissional.
Tive muitas decepções e frustações mas cheguei são e salvo até aqui e hoje percebo bem a perspicácia deste dois parâmetros e conceitos da dimensão dos relacionamentos nos negócios e nas relações sociais.
Preço e valor são coisas completamente diferentes, muito embora a maioria das pessoas as tenham erroneamente por sinônimo.
Isso vale tanto para as transações comerciais no mundo dos negócios, quanto para as demais relações sociais.
O problema maior dessa dúvida quem é quando o que está em questão são pessoas e suas realizações profissionais .
Nos negócios, o preço está relacionado a dinheiro, enquanto que valor está relacionado aos benefícios agregados ao produto, tais como sentimento de pertencimento, utilidade , qualidade e sentimento a ele relacionado (possui valor agregado).
Quando estamos falando de pessoas, notamos que o sentido é semelhante, porém sua dúvida e reconhecimento é mais danosa.
Preço é quanto vale, em dinheiro, o produto, objeto ou até mesmo uma hora de trabalho de um profissional .
Este está relacionado e seu conhecimento , experiência e as suas características próprias, sem nenhum outro agregado.
Já o valor não é definido pelas características próprias do produto, objeto , mas pelo que ele agrega de conhecimento e experiência .
As pessoas têm seus valores definidos a partir da suas experiências e do que agregam ao longo de suas vidas.
Seus valores dependem da educação, dos tipos de relações sociais vivenciadas e de sua networking .
O homem nem nasce mau, como atestava Hobbes, nem mesmo bom, como aferia Rousseau; apenas nasce homem… sem valores, apenas como preço de seu parto e já herda os gens de seus pais e suas características genéricas.
Enquanto uns apenas têm preços, outros têm valores.
O caráter destes últimos não está à venda ou pode ser mensurado por meio de “preço”, seja ele pago em dinheiro, com fama ou com poder.
O seu valor não está em si, mas nas escolhas do caminho que seguiu e no que agregou ao longo da vida.
Por outro lado, enquanto uns tem valores, outros têm apenas preços.
Alguns destes rotulados na testa e etiquetados, aguardando um comprador; expostos em vitrines, muitas vezes em promoção.
Vendem-se, trocam-se sem nenhum valor agregado entram e saem e na verdade nada muda na vida das pessoas.
Na verdade, vende-se por preços que nem mesmo valem.
Quem compra, logo percebe que uns valem muito menos que investiram para nascerem e deveriam pagar altos impostos pelo ar que lhes mantém vivos
WJN