“​O desenvolvimento do Nordeste após a falência do poder dos coronéis”​

Coluna do Wander

Observo que aqui na região do Araripe as ideias de Celso Furtado de 1960 a 1980 e o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Nordeste (PNDE) – como prioridade e objetivo bem delineador aos princípios de sustentabilidade econômica e social e deixando a retórica dos coronéis no passado  , mostra a transformação que está acontecendo na região e que poucos percebem que  ambas as estratégias , Celso Furtado e PNDE , se convergem provocando esta transformação mudando a vida das pessoas e seus destinos.

Mostra que a obra de Celso Furtado oferecem importantes subsídios para a análise do desenvolvimento regional, principalmente no que concerne ao problema histórico que envolve as políticas de desenvolvimento da região Nordeste, e permitem reflexões sobre novos encaminhamentos para a superação dos atuais obstáculos ao desenvolvimento regional no país.

O diagnóstico do PNDE e as propostas contidas nele sobre o Nordeste. Resulta de uma ação que está acontecendo , e usa informações histórias e documentais, de natureza qualitativa.

Aponta como resultado que há uma convergência entre  as propostas defendida pelo PNDE e as ideias defendidas por Celso Furtado.

Os estados do Nordeste estão em transformação na sua infraestrutura e na qualidade de vida das pessoas.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *