Opinião: Diagnóstico estratégico de sua vida pessoal

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Coluna do Emílio

Nesse artigo quero considerar uma pergunta feita sobre a aplicação do diagnóstico estratégico na vida pessoal do leitor?

Eu considero especialmente importante realizar o diagnóstico da sua vida pessoal, listando suas capacidades naturais, suas vocações e principalmente anotar aquelas atividades das quais você gosta muito. Isso deve ser anotado na coluna de forças. Na coluna de forças você deve anotar quais são suas competências, quais são suas áreas em você mais gosta e mais produz, em que área você é diferente e se destaca de todos os outros, no que você é diferente dos demais e pode realmente ser único, criativo e revolucionário nas coisas que produz.

Você deve também anotar todas as suas fraquezas e atividades das quais não gostam ou não adapta a sua pessoa, precisa ser um pouco realista, por exemplo, se você tem pavor de água e já está com idade adulta, talvez não devesse considerar ser um nadador, mas se for um daqueles que quer muito ser um nadador, é bom você anotar quais são os aspectos pessoais que precisa melhorar, por exemplo, preciso melhorar minha escrita, meus textos, etc. Também quais são os aspectos profissionais que você pode melhorar, por exemplo, na sua última entrevista de emprego você respondeu mal a determinadas questões em função de não conhecer bem as técnicas, então existe a necessidade de colocar na coluna de fraquezas, quais são as características pessoais comportamentais que preciso melhorar, por exemplo o controle emocional etc.

Na coluna de oportunidades você deve anotar as oportunidades que estão surgindo para você, por exemplo, se existe um bom ginásio em sua cidade ou se existe um programa do governo de incentivo, estas coisas devem ser anotadas na coluna oportunidades, mas o diagnóstico deve envolver um estudo profundo do mercado antes de você anotar na sua coluna. Nessa coluna você deve anotar aquele novo curso que tornou-se disponível ou que você tenha ganho como bolsa, é importante que você observe como está evoluindo a sociedade, pois isso pode representar uma grande oportunidade.

Mas você ainda deve anotar as ameaças que estão se aproximando e isso deve ser anotado em sua coluna de ameaças, por exemplo, anote quando o volume de profissionais disponíveis no mercado dentro da sua profissão pretendida esteja aumentando, anote ai se o mercado estiver dano uma guinada contrário as suas pretensões, anote ai também os possíveis cenários que podem prejudicar suas pretensões, não se esqueça de analisar todos os índices e se esses indicadores estão indo contrário ao seu desenvolvimento pessoal anote como uma possível ameaça!

Após todas as anotações em sua planilha, suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, você poderá fazer suas análises e verificar quais são suas possibilidades para sua carreira. É essencial que você faça isso tendo em vista não somente sua felicidade agora durante seu período acadêmico, mas muito mais após a sua graduação. Faça um bom diagnóstico e prepare-se para ser uma pessoa de sucesso.

Comente aqui caso deseje uma consulta mais específica. Obrigado querido leitor e até a próxima.

Deixe uma resposta

Leia mais