A Reestruturação do IDURB em Canaã dos Carajás

Por: Emílio Dami

Em meio a uma situação de caos em que se encontra o país, alguns administradores públicos se destacam com um bom modelo de gestão mostrando que é possível manter as engrenagens funcionando com competência e visão de futuro. Esse é o caso de Alisson Barbosa Milhomem que, desde que assumiu a presidência do Instituto de Desenvolvimento Urbano de Canaã dos Carajás – IDURB tem conduzido a autarquia com eficácia, não somente gerenciando crises e apagando incêndios, mas também dedicando uma boa parte do tempo para planejamento e direcionamento estratégico da autarquia.

Alisson Barbosa Milhomem tem mostrado que se pode fazer gestão estratégica, mesmo em um momento de crise aguda que estamos passando. Competência, eficiência e eficácia tem sido a marca de sua administração, a qual, através da capacitação e treinamento de sua equipe técnica, tem elevado o nível de satisfação do IDURB que hoje se desponta com um atendimento ao publico digno de parabéns, principalmente ao considerarmos como era em um passado recente.

Presidindo a instituição desde o dia 6 de março de 2015, Alisson tem realizado, passa a passo diversas modificações na autarquia, e em razão do planejamento estratégico inicial, o qual demandou meses de discussões, essas realizações já estão surtindo efeito na comunidade, hoje o IDURB já conta com prédio próprio, frota própria e colaboradores capacitados e treinados para desenvolver um bom trabalho que tem mostrado resultados em Canaã dos Carajás.

Dentro desse planejamento estratégico está incluído o sistema informatizado de georeferenciamento chamado Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM), que permite mapear todos os imóveis de Canaã dos Carajás com imagens aéreas e terrestres, permitindo também alimentar o sistema com informações dos donos dos imóveis com objetivo de integrar as secretarias, gerenciar a ocupação do solo, o uso social da propriedade, a cobrança dos impostos, a regularização dos imóveis e principalmente a integração entre todas as áreas da prefeitura.

Graças a este sistema, hoje o IDURB tem a tecnologia necessária para fazer um planejamento estratégico integrado para o município de forma robusta, visando à melhoria da qualidade de vida e redução de gastos públicos. Com o CTM, a autarquia hoje possui o necessário para consultar informações como tamanho dos lotes, qualidade dos imóveis, pavimentação de ruas, iluminação pública e até mesmo áreas de proteção permanente e nascentes.

Este sistema irá permitir que a regularização fundiária em todo município seja concluída com maior celeridade, contudo, deve-se ressaltar que outras ações em outras áreas ainda são necessárias para que o processo ocorra com sucesso, e para isso ser mais rápido será necessária a participação de outros atores importantes e fundamentais para o desenrolar do processo.

Neste sentido, atualmente está sendo promovida uma discussão com todos os órgãos públicos, com a sociedade e com os secretários promovendo uma nova fase de reestruturação dentro da autarquia. Um novo passo nesse planejamento estratégico no caminho para um melhor desenvolvimento urbano de Canaã dos Carajás.

Finalmente, concluímos que na gestão de Alisson, houve avanços estratégicos e tecnológicos, profissionalização dos servidores, implementação de procedimentos operacionais e uma eficiente regularização dos serviços do Instituto, o que possibilitou a sociedade ter acesso ao que é preciso para solicitar um serviço ao IDURB. Claro, ainda há muito que fazer, mas conforme o progresso já realizado é certo que logo poderemos contar com um IDUBR mais eficiente, menos burocrático e mais informatizado.

 Retomaremos com nova matéria sobre o IDURB em breve…

Deixe seu comentário e compartilhe!



Para falar comigo utilize meu whatsapp: – TIM 94-98176-8882 (WhatsApp)

Ou envie email para emiliodami@gmail.com

COMENTE VIA FACEBOOK

Deixe uma resposta