Patrulhamento e Subserviência Intelectual

Dia desses nas redes um seguidor rebateu uma postagem minha dizendo: -Você deve ser leitor de VEJA. Respondi que leio tudo, e que além do que ele desconhecia é que tive o privilégio de ser o proprietário da maior biblioteca em toda a região, com mais de 17 mil títulos, de Filosofia, Literatura, e dicionários. Além de mais de 500 Atlas e mapas.

A BIBLIOTECA PÚBLICA
Não informei que desde o início de Parauapebas, lá nos anos 80, para toda gincana que acontecia era eu procurado para traçar as 10 tarefas, e que sempre reservei a penúltima para angariar alimentos e a última para angariar livros. Mas mencionei que a Biblioteca Pública de Parauapebas conta com mais de 80% de livros que foram resultado de minha doação.

O AMANTE
Sou um amante de livros, um leitor voraz. Tenho o prazer de poder dizer que traduzi Caesar (De Bello Gallico), Ovidio, Virgílio, – e não do original, mas do Latim-, traduzi A Odisséia, a obra de Homero, traduzi La Fontaine. Li livros proibidos do Index Librorum Prohibitorum – o índice dos livros proibidos,- de religiões ocultistas, e tudo o que me caiu ou me cai em mãos.

ÉTICA E KAMA SUTRA
E também li gibis, que adoro, e que na minha infância também eram proibidos pelos padres, o Kama Sutra em versão original, e dedico horas de meu dia, quase sempre, a estudar Filosofia, sobretudo a Ética, que me fascina tanto quanto a Poesia. Por que concordo com Sheller, que os poetas são os legisladores ignorados do mundo.

PROFESSOR PROIBE LEITURA
A reação do meu seguidor nas redes a quem aludi no início, um petista ou esquerdista evidente, foi aquela que atesta o patrulhamento intelectual, a mesma postura medieval dos poderosos que proibiam leituras, criavam índices de livros condenados e de leitura proibida. Segundo o citado interlocutor, estamos proibidos de ler a VEJA. E trata-se de um professor!
A TEORIA DO PÊNDULO
Não há surpresa nas mudanças políticas recentes que ocorrem hoje no Brasil. E predizia estas mudanças em um capítulo inteiro de um livro de História que terminei há cinco anos e não publiquei ainda. Eu já adiantava que a mudança para a direita estava para acontecer no Brasil. Viria com toda a força. Com base na teoria do Pêndulo.

O PRÊMIO NOBEL SINALIZA
Interessante verificar que a esquerda em nosso país pretendeu até levar ao nível de grande intelectual nomes rasteiros como de uma Marilena Chauí, também envolvida em escândalos de corrupção nos governos petistas. Mas também é interessante verificar que até as premiações do Nobel passaram a premiar autores éticos e não comprometidos vergonhosamente com a ideologia de esquerda.

DESONESTIDADE E HONESTIDADE
A Academia Sueca, que premiou Sartre e outros intelectuais até a era 60, fez justiça mais tarde, premiando Albert Camus. E em 2010, premiando Vargas Llosa. Não que sejam eles de direita, mas por que tiveram a honestidade de, visitando Cuba ou a União Soviética, não se calaram ante as atrocidades que lá viram, iguais às dos campos dos nazistas, e não mentiram, nem se omitiram, como Sartre, Simone de Beuvoir, e tantos outros.

ARTISTAS NA POLÍTICA, ARG!
Gênios das Artes podem tomar a defesa política que bem quiserem. Não é sua praia, e a maioria é alienada (para utilizar uma palavra bem valorizada por Sartre). E eles não influenciam a sociedade pela política ou político que defendem. Fazem propaganda sem nem saber o que ou quem estão defendendo. Defendem apenas seus cachês. Por que é assim que vivem.

HUMILHAÇÃO, JAMAIS
Mas o filósofo, o intelectual, este, não. O filósofo, o intelectual que distorce, que fecha os olhos diante de atrocidades, que se omite, que despreza a Ética, por seu interesse pessoal,- emprego, dinheiro, propaganda de suas obras nas escolas do governo-, este que aceita diminuir-se como ser humano, que aceita ser patrulhado, este merece o ostracismo.

O NAZISMO E A FILOSOFIA
E o que as esquerdas valorizam neles não é a parte substancial de seu trabalho e que tem valor em sua obra, mas explora seus nomes e valoriza suas fraquezas. Ou distorcem suas ideias. Assim foi que a partir na obra de Nietzsche o nazismo se embasou e se criou.

CAPITÃO DO MATO
Precisamos ler tudo, e não proibir que se leiam quaisquer que sejam as publicações. E quem não fizer isto vai ser nada mais que um capitão do mato ou um sargento levando o povo para o abatedouro. É a leitura de tudo que cria nossa consciência crítica fundamental para sermos felizes.

APENAS SER HONESTO
Amigo, filósofo, intelectual, professor, aluno de faculdade, você não precisa ser “um cara de esquerda” para ser alguém, e para dormir em paz com sua consciência. Precisa apenas ser ético. Precisa de nada mais que ser honesto.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *