Vale leva oficinas de cinema para estudantes do Pará – Portal Canaã

Vale leva oficinas de cinema para estudantes do Pará

Atividade faz parte do projeto ‘Cultura na Praça’, patrocinado pela vale por meio da Lei de incentivo à Cultura.

Estudantes aprendem sobre produção, filmagem e edição

Estudantes dos municípios de Ourilândia do Norte, Parauapebas, Canaã dos Carajás e Bom Jesus do Tocantins, na região sudeste do Pará participaram de oficinas de cinema e tiveram a oportunidade de criar um minidocumentário com orientação de profissionais do cinema de renome nacional. A ação faz parte do projeto Cultura na Praça, que recebe patrocínio da Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que busca levar à população o cinema brasileiro.

“É um projeto itinerante. No mês de julho estão sendo oferecidas oficinas, realizadas com professores que são cineastas e elas pretendem produzir um documentário em cada cidade com jovens de 14 a 19 anos e eles aprendem e fazem tudo”, explicou Gilberto Scarpa, coordenador do projeto.

As oficinas foram realizadas em quatro dias de imersão, em cada cidade, proporcionando aos alunos aprendizado sobre produção, filmagem e edição de filme a partir de um processo de investigação sobre o patrimônio cultural (seja material ou imaterial) das cidades participantes. As temáticas dos minidocumentários foram definidas pelos próprios jovens.

O estudante Luiz Felipe, participou das oficinas em Ourilândia do Norte e destacou o aprendizado adquirido. “Eu fiquei extremamente surpreendido logo no primeiro dia de oficina. Vi o anúncio em uma rede social e me interessei. Eu gostei muito porque aprendi sobre imagem e fotografia, que sempre me chamaram a atenção, pois pretendo levar isso para minha vida”, contou.

‘Cultura na Praça ‘ jovens aprendem sobre cinema com orientações de profissionais de renome nacional

Além das oficinas, um caminhão equipado com toda estrutura de projeção percorrerá cada município proporcionando às comunidades sessões de cinema ao ar livre e apresentações de artistas locais. Os eventos vão acontecer no mês de agosto onde serão exibidos os minidocumentários produzidos nas oficinas.

Conheça outros investimentos da Vale no Pará, clicando aqui

Deixe uma resposta