Novo presidente da Vale já tem nome e sobrenome, segundo Lauro Jardim

O presidente do Brasil, Michel Temer (PMDB), não vai pressionar para substituir o chefe da maior mineradora Vale, até o mandato do atual executivo expirar em maio. Temer tem procurado substituir o presidente-executivo Murilo Ferreira, que era a escolha preferida da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), e é considerado pelo campo de Temer como muito próximo do governo anterior.

Mas o jornal Folha de S.Paulo informou no fim de semana, sem citar fontes, que Temer não tentará forçar a saída precoce de Ferreira depois de enfrentar a resistência de fundos de pensão do Estado que têm assentos no conselho da Vale.

O escritório de Temer respondeu imediatamente aos pedidos de comentário e a Vale disse que não comentaria o relatório. Uma pessoa com conhecimento direto da situação disse no mês passado que Temer se reuniu com o representante de um grande acionista não nomeado da Vale para discutir uma possível mudança de comando no gigante da mineração.

A mesma pessoa, que foi informada sobre a discussão, disse que os acionistas controladores da empresa concordariam apenas com uma mudança de liderança no próximo ano, quando o mandato de Ferreira terminar, e sob um processo de seleção conduzido por uma empresa de recrutamento de executivos.

A mudança do governo para substituir Ferreira é controversa. A Vale, maior produtora mundial de minério de ferro, é uma empresa privada supostamente isenta de interferências do Estado. No entanto, o predecessor de Ferreira, Roger Agnelli, foi expulso durante o primeiro mandato de Rousseff depois que o governo exerceu pressão através de fundos de pensão estatais.

O jornal O Globo informou neste domingo (6), sem citar fontes, na coluna de Lauro Jardim, que o candidato preferido de Temer para substituir Ferreira é Nelson Silva, chefe de estratégia e administração da estatal Petrobras. A reportagem entrou em contato com a Petrobras, e até o fechamento desta matéria não teve retorno.

Redação do Portal Canaã

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário