Mineradora Vale confirma dois casos de Coronavírus entre seus funcionários

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Foram confirmados nesta sexta-feira, 20 de março, os primeiros dois casos de empregados da Vale com coronavírus, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. A Vale comunicou os dois casos às autoridades e presta toda a assistência necessária aos empregados, que passam bem e estão em isolamento domiciliar.

Confira a nota:

A Vale S.A. (“Vale”) informa sobre primeiros casos de infecção entre seus empregados, a ajuda humanitária oferecida ao governo brasileiro e as medidas que estão sendo tomadas em resposta à epidemia COVID-19.

Foram confirmados nesta sexta-feira, 20 de março, os primeiros dois casos de empregados da Vale com coronavírus, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. A Vale comunicou os dois casos às autoridades e presta toda a assistência necessária aos empregados, que passam bem e estão em isolamento domiciliar.

Como maior exportadora de minério de ferro brasileiro para a Ásia, a Vale ofereceu ao governo brasileiro ajuda humanitária, utilizando a sua infraestrutura na região para trazer insumos médicos, como respiradores mecânicos e kits para teste, para atender pacientes infectados pelo novo coronavírus. A operação está em andamento, com permanente contato com as autoridades de saúde do governo federal.

Adicionalmente, a companhia está implementando em suas operações em todo o mundo diversas medidas de apoio à prevenção ao COVID-19 e de continuidade de negócio:

•  Criou em janeiro de 2020 a estrutura e a governança para Gestão de Crise com o objetivo de gerir e implementar as ações definidas no Plano Global de Preparação e Resposta para Pandemia do COVID-19 de acordo com as classificações de risco locais;

•  Organizou, em times fisicamente isolados, as lideranças e equipes operacionais críticas, com a adoção de contingentes mínimos para a operação com segurança, equipes de backup e restrição de mobilidade;

•  Está implementando pontos de triagem nas operações, limitando acesso a visitantes e fornecedores essenciais e ações preventivas nos refeitórios para reduzir a exposição e fontes de contaminação;

•  Está planejando o fornecimento de suprimentos essenciais, continuidade de negócio e blindagem de operações críticas;

•  Cancelou ou postergou todas as viagens e eventos de negócios;

•  Instruiu a todos os empregados retornando de viagens internacionais que entrem em contato com o departamento médico da companhia por telefone antes de retornar às suas atividades, mesmo não apresentando qualquer sintoma de contaminação;

•  Implementou o regime de home-office para as funções nas quais o contato social não é mandatório;

•  Está se comunicando com todos os empregados através de webcasts e canais internos sobre o Plano Global de Preparação e Resposta para Pandemia do COVID-19 e as medidas de prevenção necessárias; e

•  Está apoiando e monitorando os empregados que apresentam sintomas de contaminação.

A companhia informa ainda que está em conformidade com os protocolos de saúde e segurança estabelecidos pelas autoridades e agências de cada um dos países em que opera e está monitorando o desenvolvimento da situação.

A Vale reafirma seu comprometimento com a segurança de seus empregados e das comunidades em que opera e manterá os investidores e o mercado informados de futuros desenvolvimentos.

2 respostas em “Mineradora Vale confirma dois casos de Coronavírus entre seus funcionários”

O que me deixa triste é que a empresa está escolhendo dentre os empregados que se enquadram no grupo de risco, aqueles que deverão poupar sua saúde e sua vida, os outros, mesmo que com laudos e atestado médicos que comprovem o risco, devem continuam trabalhando e expondo sua vida… Lamentável tal situação.

Deixe uma resposta

+ Sobre