OZ Minerals lança oferta de aquisição de 444 milhões de dólares para a Avanco

A OZ Minerals planeja uma expansão significativa na América do Sul através de uma aquisição da mineradora de cobre e ouro Avanco que dispõe de vários ativos de cobre no Brasil, incluindo a mina Antas em Curionópolis  e o projeto Pedra Branca em Água Azul do Norte. Em janeiro, a Avanco reforçou seu portfólio brasileiro de cobre , garantindo um acordo para adquirir o projeto Pantera da mineradora Vale.

A OZ  é a terceira maior produtora de cobre da Austrália, com sede em Adelaide, que lançou a oferta hoje, acredita que uma aquisição da Avanco imediatamente acrescentaria ao seu perfil de produção de cobre e ofereceria opções de expansão na província brasileira de cobre de Carajás e no cinturão de ouro de Gurupi.

A Avanco, com sede em Perth, também é proprietária do projeto CentroGold, considerado um dos maiores projetos de ouro no Brasil.

Em um anúncio da ASX, a OZ descreveu a combinação de sua forte geração de fluxo de caixa livre e posição de balanço com o conjunto de ativos de alto grau e alto crescimento da Avanco como convincentes.

A oferta da OZ propõe que os acionistas da Avanco recebam 8,5 centavos em dinheiro e 0,009 de suas ações para cada uma das ações da empresa. A oferta avalia a Avanco em US $ 444 milhões  de dólares  cerca de R$ 1,06 bilhão.

Andrew Cole, diretor executivo da OZ, disse que a aquisição da Avanco está alinhada com a estratégia de crescimento focada na província e com muitos ativos.

“Além de contribuir imediatamente com toneladas de cobre para o nosso perfil de produção, oferece novas opções adicionais de crescimento significativas e uma pegada significativa na altamente promissora província de Carajás, bem como no greenstone belt de Gurupi no Brasil”, disse ele.

O diretor-gerente da Avanco, Tony Polglase, disse que a oferta foi um prêmio significativo para os níveis de negociação recentes e forneceu aos acionistas uma atraente oportunidade de cristalizar valor, mantendo a exposição dos metais básicos por meio de sua participação na OZ.

“A combinação do robusto portfólio de ativos australianos da OZ Minerals, sua equipe experiente e seu sólido balanço com a carteira de ativos brasileiros altamente desenvolvidos e de alta qualidade da Avanco proporcionam um futuro promissor para a entidade combinada e seus acionistas”, disse Polglase.

A aquisição proporcionaria à OZ um potencial caminho orgânico para sete minas – Colina proeminente, Carrapateena, Oeste Musgrave, Antas, CentroGold, Pedra Branca e Pantera – nos próximos seis anos.

Cole acrescentou que a OZ estava confiante de que as duas empresas estavam alinhadas culturalmente.

“Acreditamos que a combinação da experiente equipe de gerenciamento da Avanco com a capacidade de financiamento da OZ Minerals e a experiência técnica subterrânea acelerará e aumentará as perspectivas de crescimento e desenvolvimento dos ativos da Avanco”, disse Cole.

“Após a conclusão da transação, realizaremos uma revisão de execução de negócios para aprimorar nosso caminho para otimizar o portfólio, melhorando os custos operacionais para posicionar o negócio na metade inferior da curva de custos e acelerar o crescimento”.

A OZ exigirá uma aceitação mínima do negócio de 50,1% dos acionistas da Avanco para concluir a aquisição. A empresa planeja enviar as declarações do proponente e do alvo aos acionistas da Avanco no próximo mês.

A mineradora já entrou em uma ação de aceitação pré-lance com a Appian, maior acionista da Avanco, por 18,45% das ações da empresa.

Rebecca McGrath, presidente da OZ, descreveu a Avanco como um bom ajuste estratégico que diversificaria o portfólio da empresa e acrescentaria ao seu canal de crescimento orgânico oportunidades de desenvolvimento e exploração na província de Carajás.

“O Brasil é uma jurisdição estável que apóia a mineração com um código de mineração confiável. A Avanco é uma aquisição disciplinada que representa aproximadamente 16% da capitalização de mercado da OZ Minerals ”, disse McGrath. Com informações do Australia Minnig.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário