OZ Minerals comemora outorga de portaria de lavra da mina de Pedra Branca

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Foto: Anderson Souza

Na última quarta-feira, 6, ocorreu a cerimônia de comemoração de outorga da portaria de lavra da mina de cobre e ouro de Pedra Branca, no município de Água Azul do Norte, no Pará. Para a solenidade, a OZ Minerals, por meio dos membros de sua diretoria e colaboradores, recebeu líderes políticos dos municípios de Água Azul do Norte, Canaã dos Carajás e do Governo do Estado do Pará.

O prefeito de Água Azul do Norte, Isvandires Ribeiro, o Vandin, ressaltou a importância do empreendimento para a região. “A palavra aqui é gratidão. Isso aqui é muito bom para a região. Vai gerar emprego e renda para as pessoas que aqui vivem e para a toda região”, afirma. Na oportunidade, ele ainda agradeceu as doações de insumos hospitalares e cilindros de oxigênio feitas pela OZ Minerals para enfrentamento da covid-19 no município.

Em seu discurso, Josemira Gadelha, prefeita de Canaã dos Carajás, desejou ainda mais sucesso à OZ Minerals. “Que nossa a região seja muito próspera e se destaque nacionalmente e internacionalmente. Desejo muito sucesso para essa empresa e que ela gere muitos empregos, que as famílias aqui prosperem e que essa empresa cresça e avance, ainda mais”, afirma

O secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), Rodolpho Bastos, também participou do evento. “É uma alegria muito grande estar aqui presenciando esse avanço. O compromisso da Semas é fazer um diálogo com as empresas não apenas para viabilidade ambiental e operacional das atividades minerárias, mas que a implantação desses empreendimentos se faça com diálogo para desenvolvimento dos territórios onde estão presentes”, explica.

  Websérie aborda histórias e traz o olhar de empregadas sobre diversidade e inclusão na mineradora Vale

O CEO da OZ Minerals Brasil, Carlos Gonzalez, lembrou do desafio de iniciar um novo projeto no país. “É um grande orgulho entregar mais um projeto para o Brasil. O país precisa de empresas com coragem e determinação para desenvolver e para promover o desenvolvimento sustentável e, assim, mudar a imagem da mineração no mercado”, declara. Carlos complementou: “Pedra Branca é o primeiro projeto de mina subterrânea na Província Mineral de Carajás e o aprendizado e a capacitação gerados aqui colocarão a mão de obra local e o município de Água Azul do Norte na vanguarda da mineração desse tipo. Em pouco tempo, nossa equipe estará apta a disseminar o conhecimento com os futuros projetos subterrâneos na região”.

Foto: Anderson Souza

Participaram ainda o ex-prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, e vereadores do município, membros das Câmara Municipal de Água Azul do Norte, representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme). Após a cerimônia, os presentes foram convidados a entrar na primeira mina subterrânea de cobre da Região Norte .

Foto: Anderson Souza

Sobre a OZ Minerals

A OZ Minerals é uma empresa de mineração moderna, global e focada em extração de cobre, com sede no sul da Austrália onde possui as minas de Prominent Hill, Carrapateena e o projeto West Musgrave.

  Mineradora Vale está na lista das empresas dos sonhos para universitários

No Brasil, a empresa possui a mina de Pedra Branca e a planta de beneficiamento de Antas Norte, no Pará. Além dessas, existem projetos, como Centro Gold, no Maranhão, e outros em estudo de viabilidade. Pedra Branca deve produzir 1 milhão de toneladas de minério até 2023.

Deixe uma resposta

Leia mais