Não existe sociedade desenvolvida e geração de valor sem a atividade mineraria

Os recursos naturais é um dádiva da natureza e desde de que vivemos a evolução das civilizações a mineração é a base de seu desenvolvimento.

Projetos minerários não são feitos para provocar acidentes, catástrofes e romper …

A engenharia mineraria se sustenta em parâmetros físicos de projetos e opções reais de investimentos de forma segura e argumentos técnicos com memorias de cálculo que, seguindo normas e critérios de seleções de projetos sustentáveis , é capaz de fazer instalações e estruturas capazes de suportar qualquer intempéries com avalanches, inundações e terremotos.

Assim também acontece com qualquer projeto de infraestrutura como um projeto de estrada de ferro , rodovias , portos e também barragem de mineração.

As barragens não são projetadas para romper e provocar danos e catástrofes .

Seguem rígidas normas técnicas e patrões construtivos , critérios e parâmetros de engenharia que lhes confere a segurança necessária para durarem por todo o tempo de vida útil do empreendimento .

Este rigor de especificações técnicas e normas de engenharia são seguindo nas gigantescas barragens hidrelétricas como Tucuruí, Itaipu , Belo Monte etc que assim como nas barragens de captação de água dos grandes conglomerados urbanos e da atividade de mineração, são construídas para suportar estes intempéries da natureza.

Lembro a natureza não tem misericórdia .

Nós temos misericórdia de vez enquanto .

Mas Deus sempre terá misericórdia de nós

Porque então estamos diante de duas catástrofes em tão pouco tempo?

Mariana 2015
Brumadinho 2019

Certamente não foi por falha da engenharia e seus coeficientes de segurança.
Se fiscalizações e
pericias forem feitas com seriedade e critério rigorosos de avaliação do estado da arte das barragens e chegarão as conclusões corretas do licenciamento , conservação e manutenção de seus protocolos o que aconteceu com as barragens da Samarco e ontem , com a barragem de Córrego do Feijão, para que as causas e responsabilidades sejam apontadas e identificadas .

Acidentes com estes causam impactos irreparáveis.

E o que decorre desses acidentes é a falta de informação técnica especializada que provoca a criminalização da atividade mineraria, como se ela fosse a única responsável pelas mazelas ambientais do país.

Não recrimino quem está utilizando esses dois acidentes para, sem informações e laudos corretos, criminalizam a atividade porque hoje a mineração no país está devendo nos quadros técnicos operacionais e nos órgãos de regulação e fiscalização.
A atividade está cheia de analfabeto funcionais e uma estrutura de estado aparelhada com apadrinhamento político de grupos que não querem largar o osso..

A limpeza na ANM tem que ser urgente .

Nas mineradoras a juniorização e a falta de profissionais sênior agravam a situação.

O que deveriam fazer, responsavelmente, nesse momento, é esperar os laudos técnicos que irão esclarecer as causas, para depois então responsabilizar aqueles que negociaram as normas de operações , conservação e manutenções da barragem pifrnfo ser criminalizados: os responsáveis técnicos , gerentes e empreendedores que não seguiram os protocolos e orientações dos projetos, aqueles que não fizeram as fiscalizações e os monitoramentos corretos e aqueles que não fiscalizaram as barragens como deviam com a técnica e a interpretação correta dos parâmetros físicos do projetos com os coeficientes de controle exigidos pelas normas.

O problema não se restringe a Vale, envolve a corrupção dos órgãos fiscalizadores, a falta de funcionários nesses órgãos e seus apadrinhamento político .

Enquanto não for feita a limpeza na corja da ANM Agência Nacional de Mineração antigo DNPM nada vai mudar .

Basta de tráfico de influência e corrupção !

Os técnicos da Vale estão entre os melhores do Brasil, e os protocolos ambientais de barragens são rigorosas.

O que falta é fiscalização e adequada aplicação da leis sem interferência e influência .

Quantas e quantas barragens no Brasil estão do mesmo jeito ou piores.

Os órgãos de controle e de meio ambiente dos estados e municípios mineradores estão qualificadas para fiscalizarem projetos de mineração?

Tem técnicos qualificados para isso…..

Temos profissionais qualificados e desempregados que somariam e muito para a aplicação, manutenção e fiscalização de questões minerárias e ambientais no país.

Continuidade e estrutura dis órgãos de fiscalizações e controle da atividade de mineração nas mãos dos mesmos grupo político mais de 40 anos nada mudou até agora.

Desde jeito continuaremos a lamentar tragédias e perdas .

Deus no comando.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

One thought on “Não existe sociedade desenvolvida e geração de valor sem a atividade mineraria

Deixe um comentário