Não existe sociedade desenvolvida e geração de valor sem a atividade mineraria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Os recursos naturais é um dádiva da natureza e desde de que vivemos a evolução das civilizações a mineração é a base de seu desenvolvimento.

Projetos minerários não são feitos para provocar acidentes, catástrofes e romper …

A engenharia mineraria se sustenta em parâmetros físicos de projetos e opções reais de investimentos de forma segura e argumentos técnicos com memorias de cálculo que, seguindo normas e critérios de seleções de projetos sustentáveis , é capaz de fazer instalações e estruturas capazes de suportar qualquer intempéries com avalanches, inundações e terremotos.

Assim também acontece com qualquer projeto de infraestrutura como um projeto de estrada de ferro , rodovias , portos e também barragem de mineração.

As barragens não são projetadas para romper e provocar danos e catástrofes .

Seguem rígidas normas técnicas e patrões construtivos , critérios e parâmetros de engenharia que lhes confere a segurança necessária para durarem por todo o tempo de vida útil do empreendimento .

Este rigor de especificações técnicas e normas de engenharia são seguindo nas gigantescas barragens hidrelétricas como Tucuruí, Itaipu , Belo Monte etc que assim como nas barragens de captação de água dos grandes conglomerados urbanos e da atividade de mineração, são construídas para suportar estes intempéries da natureza.

Lembro a natureza não tem misericórdia .

Nós temos misericórdia de vez enquanto .

Mas Deus sempre terá misericórdia de nós

Porque então estamos diante de duas catástrofes em tão pouco tempo?

  Mineradora Vale informa retorno da operação de Serra Leste em Curionópolis

Mariana 2015
Brumadinho 2019

Certamente não foi por falha da engenharia e seus coeficientes de segurança.
Se fiscalizações e
pericias forem feitas com seriedade e critério rigorosos de avaliação do estado da arte das barragens e chegarão as conclusões corretas do licenciamento , conservação e manutenção de seus protocolos o que aconteceu com as barragens da Samarco e ontem , com a barragem de Córrego do Feijão, para que as causas e responsabilidades sejam apontadas e identificadas .

Acidentes com estes causam impactos irreparáveis.

E o que decorre desses acidentes é a falta de informação técnica especializada que provoca a criminalização da atividade mineraria, como se ela fosse a única responsável pelas mazelas ambientais do país.

Não recrimino quem está utilizando esses dois acidentes para, sem informações e laudos corretos, criminalizam a atividade porque hoje a mineração no país está devendo nos quadros técnicos operacionais e nos órgãos de regulação e fiscalização.
A atividade está cheia de analfabeto funcionais e uma estrutura de estado aparelhada com apadrinhamento político de grupos que não querem largar o osso..

A limpeza na ANM tem que ser urgente .

Nas mineradoras a juniorização e a falta de profissionais sênior agravam a situação.

O que deveriam fazer, responsavelmente, nesse momento, é esperar os laudos técnicos que irão esclarecer as causas, para depois então responsabilizar aqueles que negociaram as normas de operações , conservação e manutenções da barragem pifrnfo ser criminalizados: os responsáveis técnicos , gerentes e empreendedores que não seguiram os protocolos e orientações dos projetos, aqueles que não fizeram as fiscalizações e os monitoramentos corretos e aqueles que não fiscalizaram as barragens como deviam com a técnica e a interpretação correta dos parâmetros físicos do projetos com os coeficientes de controle exigidos pelas normas.

  Mineradora Vale informa retorno da operação de Serra Leste em Curionópolis

O problema não se restringe a Vale, envolve a corrupção dos órgãos fiscalizadores, a falta de funcionários nesses órgãos e seus apadrinhamento político .

Enquanto não for feita a limpeza na corja da ANM Agência Nacional de Mineração antigo DNPM nada vai mudar .

Basta de tráfico de influência e corrupção !

Os técnicos da Vale estão entre os melhores do Brasil, e os protocolos ambientais de barragens são rigorosas.

O que falta é fiscalização e adequada aplicação da leis sem interferência e influência .

Quantas e quantas barragens no Brasil estão do mesmo jeito ou piores.

Os órgãos de controle e de meio ambiente dos estados e municípios mineradores estão qualificadas para fiscalizarem projetos de mineração?

Tem técnicos qualificados para isso…..

Temos profissionais qualificados e desempregados que somariam e muito para a aplicação, manutenção e fiscalização de questões minerárias e ambientais no país.

Continuidade e estrutura dis órgãos de fiscalizações e controle da atividade de mineração nas mãos dos mesmos grupo político mais de 40 anos nada mudou até agora.

Desde jeito continuaremos a lamentar tragédias e perdas .

Deus no comando.

Uma resposta em “Não existe sociedade desenvolvida e geração de valor sem a atividade mineraria”

Esse ai deve ser funcionário da Vale não se conta o montante de vidas , a Vale só quer roubar o Brasil e matar não está nem aí pra segurança e a segunda vez .

Deixe uma resposta

Leia mais