Mineradora Horizonte entra com pedido de Licença de Instalação do projeto de níquel Araguaia

A Horizonte Minerals divulgou na última terça – feira (29), que o Estudo de Viabilidade  do projeto de níquel Araguaia, em Conceição do Araguaia, está evoluindo conforme o cronograma e foi concluído em mais de 60%, com previsão de conclusão entre o quarto trimestre de 2017 e primeiro trimestre de 2018.

Na engenharia do projeto, foram pedidas cotações dos pacotes dos principais equipamentos para compor as estimativas de investimentos e a rota da linha de transmissão entre a subestação da planta e a rede nacional de energia. O layout das instalações está quase completo e o modelo 3D foi desenvolvido, bem como a lista de pessoal necessário para a operação de níquel e a estrutura organizacional do empreendimento.

Do ponto de vista de geologia e mineração, o projeto e o planejamento da mina estão em estágio avançado de conclusão; enquanto que a amostragem e ensaios geotécnicos, para dar suporte ao projeto de engenharia, foram concluídos.

A mineradora afirma que os planos de controle ambiental (PCA), necessários para a obtenção da Licença de Instalação, estão finalizados e prontos para serem submetidos à Secretaria Estadual de Meio Ambiente no terceiro trimestre de 2017. “A equipe de sustentabilidade vem avançando nas licenças de instalação da tubulação de água e transmissão de energia […] Todos os planos de controle ambiental para submissão do pedido da LI à SEMAS estão completos”, diz a nota divulgada hoje (29).

“O próximo marco e importante passo para a redução de risco do projeto será a concessão da Licença de Instalação, que permitirá o início da construção. Estamos agora na fase de submeter toda a documentação relacionada à Licença de Instalação para o órgão ambiental no terceiro trimestre de 2017, com o objetivo de que a licença seja concedida no primeiro trimestre de 2018.”, disse Jeremy Martin, diretor executivo da Horizonte, em nota.

Martin declara que houve um aumento estável no preço do níquel nas últimas oito semanas, com os preços agora acima de US$ 11.000 a tonelada, o que deve chamar a atenção de investidores. “Os próximos 12 meses deve haver aumento de interesse na Empresa, à medida que avançamos para a fase de construção”.

Com a ajuda de consultores da Environmental Resources Management (ERM), as etapas de sustentabilidade do FS estão sendo realizadas em alinhamento com os Princípios do Equador e as normas de desempenho da IFC. O projeto Araguaia fica perto de Conceição do Araguaia  e visa produzir 900 mil toneladas de ferroníquel por ano.

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *