Marabá: Buritirama Mineração fecha contrato de 10 anos com Minmetals

O acordo terá duração de uma década e já contou com antecipação de venda de U$S 400 milhões para os próximos 12 meses
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Foto: Divulgação / Buritirama

A Buritirama Mineração, empresa do Grupo Buritipar e maior produtora de manganês da América Latina, acaba de concluir negociação para fornecimento de 1,5 milhão de toneladas de manganês ao ano para a Minmetals, uma das maiores empresas de Minerais Metálicos da China e do mundo. Trata-se do maior contrato da Buritirama, com duração de uma década e que envolve o pré-pagamento, a título de antecipação de venda, no valor de US$ 400 milhões para os próximos 12 meses.

O novo negócio representará cerca de 60% da produção da Buritirama, que dispõe de capacidade instalada de 2,5 milhões de toneladas ao ano. “A parceria com a Minmetals representa segurança no longo prazo para a companhia, além da oportunidade de aportar novos investimentos em nossa estrutura. Passamos a contar com uma nova plataforma de financiamento, proveniente de instituições financeiras parceiras e de clientes, abrindo o leque para seguirmos nosso plano de expansão e de geração de empregos”, afirma João Araújo, presidente da mineradora e Chairman do Grupo Buritipar.

A companhia adiciona mais um contrato de fornecimento relevante de manganês ao seu portfólio, mantendo a mesma disciplina e o cumprimento do atendimento tanto do mercado brasileiro, em acelerada expansão, quanto do externo, que inclui países dos continentes africano, europeu e asiático. Para os próximos anos, a expectativa da Buritirama é ampliar a produção, atingindo capacidade de fornecimento anual de 3 milhões de toneladas de manganês.

A empresa pretende também investir em soluções para ampliar a produtividade, por meio da transformação de minérios de menor valor em produtos de alto valor agregado para seus clientes – como na inauguração recente de uma planta de sinterização em seu empreendimento de manganês em Marabá (MA), que consumiu R$ 130 milhões e elevou em 150 mil toneladas sua capacidade operacional, ao reaproveitar rejeitos da barragem. “Este é o modelo que acreditamos e temos adotado: investir cada vez mais em parcerias e soluções que levem sustentabilidade à cadeia da mineração e em tecnologia de ponta para atender com eficiência demandas de nossos clientes e parceiros no Brasil e no exterior”, explica Araújo.

Reforço no time

Recentemente, o Grupo Buritipar contratou um nome de peso do setor de mineração e que será mais uma liderança importante no processo de expansão da Buritirama. Adalberto Parreira, que esteve nos últimos 14 anos na CBMM, exercerá a função de diretor de commodities e tecnologia no Grupo Buritipar, passando a contribuir para a estratégia de crescimento e de novos negócios nas commodities minerais do Grupo.

Sobre a Mineração Buritirama

A Buritirama Mineração, empresa do Grupo Buritipar, é a maior produtora de manganês do País, com produção de 2 milhões de toneladas de minério por ano, e detém a maior mina deste segmento na América Latina. Com sólida posição no mercado internacional, fornece produtos para materiais diversos como ferro-ligas, micronutrientes, ração animal e vegetal, baterias, entre outros.

Sobre a Minmetals

A Minmetals é uma das maiores empresas de Minerais Metálicos da China e do Mundo, com um faturamento em 2020 de RMB 701,6 bilhões e um total asset de quase RMB 1trilhão. Foi listada na Global Fortune 500 como sendo a 92th maior empresa do mundo. Possui 8 subsidiárias listadas na Bolsa de Hong Kong e mais de 240 mil funcionários.

5 respostas em “Marabá: Buritirama Mineração fecha contrato de 10 anos com Minmetals”

Deixe uma resposta

Leia mais