Hydro Paragominas ganha dois prêmios de excelência da indústria

A companhia foi premiada com os cases sobre desativação de barramento e protocolo sanitário contra a Covid-19
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Representando os projetos da Hydro. Acima, da esquerda para direita: José Ribeiro, Mayra Barral e Karla Barbosa. Abaixo, da esquerda para direita: Gizélia Matos, Keila Santos, Fernanda Martins, Fabiana Silva e Leonardo Agripino

A Hydro Paragominas é ganhadora do 23º Prêmio de Excelência da Indústria Minero Metalúrgica Brasileira 2021. Realizada pela Revista Minérios e Minerales, a premiação ocorre anualmente com o objetivo de valorizar as iniciativas desenvolvidas na indústria mineral. O júri é independente e formado por acadêmicos e especialistas no mercado.

Ganhadora também em 2020, a Hydro venceu com dois cases nesta edição do prêmio: “Aplicando o protocolo sanitário contra Covid-19 na Hydro Paragominas” e “Procedimento para desativação de barramento de água com controle e monitoramento geotécnico e ambiental”. O evento contou com painéis digitais sobre barragem e tratamento de rejeitos, britagem e moagem, manutenção industrial, lavra, mina subterrânea, tecnologias e processos e meio ambiente e segurança.

O case “Procedimento para desativação de barramento de água com controle e monitoramento geotécnico e ambiental” foi produzido pelas equipes de geotecnia, meio ambiente e infraestrutura de minas, com auxílio da equipe de segurança do trabalho. Um esforço que envolveu mais de 60 pessoas, ao longo de todo o processo para a conclusão da desativação, finalizada em 2019. Com o objetivo de desativar o barramento de acumulação de água, o açude B7, a equipe trabalhou na recuperação das áreas alagadas. Todo o processo envolveu seis etapas com a elaboração do plano, corte do talude, revegetação do talude com grama em placa, salvamento de fauna, além de inspeções geotécnicas e ambientais.

  Prazo para inscrição em programa de trainee da mineradora Vale termina esta semana

Já no projeto “Aplicando o protocolo sanitário contra Covid-19 na Hydro Paragominas”, as ações foram desenvolvidas com o objetivo de garantir a continuidade das atividades na planta, preservando a segurança de todos os empregados. A Hydro Paragominas criou um comitê de crise para Covid-19, com um plano de ações que permanece em vigor, enquanto durar a pandemia. Entre os mais de 50 procedimentos desenvolvidos, estão o suporte médico e social, com orientação médica a gestores e empregados, a criação de um centro de triagem médica e suporte psicossocial aos empregados com avaliação e encaminhamento para o tratamento, além da testagem em massa. Para sanar outras dúvidas, foi criada uma central de saúde 24 horas com atendimento de telemedicina.

Seguindo os protocolos sanitários das autoridades de saúde, a capacidade dos postos de trabalho e refeitórios foi reduzida e foram adotados o uso da modalidade teletrabalho e o afastamento das pessoas do grupo de risco com a manutenção dos empregos e benefícios e utilização de tecnologia UV para desinfecção dos locais.

O 23º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica foi realizado no dia 08 de setembro, com a participação de representantes da Hydro Paragominas

Deixe uma resposta

Leia mais