Estrada de Ferro Carajás: Campanha reforça cuidados com o trânsito ferroviário

Estrada de Ferro Carajás Foto: Seny Lima

Na semana em que se comemorou o Dia Nacional do Trânsito (25), a Vale intensificou o trabalho de diálogo e divulgação sobre cuidados com o trânsito ferroviário ao longo da Estrada de Ferro Carajás, que liga São Luís à cidade de Parauapebas, no Pará. Mais de 50 profissionais da empresa estão dedicados à campanha, que tem como mensagem principal o slogan: no trânsito, somos todos protagonistas. As ações acontecem em escolas próximas à via, cruzamentos e estações.

Além conviver com as estradas, dezenas de comunidades no Pará fazem vizinhança com a ferrovia e precisam conhecer e praticar cuidados específicos relacionados à linha férrea. Entres eles, estão atitudes simples como: parar, escutar e olhar para os dois lados antes de atravessar a via; e ainda, a utilização das passagens oficiais, como passarelas e viadutos.

O trânsito ferroviário tem regras previstas no Código Brasileiro de Trânsito

O Artigo 29 do CTB diz que os veículos que se deslocam sobre trilhos têm preferência de passagem sobre os demais e que deixar de parar o veículo antes de transpor linha férrea é infração gravíssima, com penalidade de multa. Essas regras estão baseadas em estudos e precisam ser seguidas para evitar acidentes de grandes proporções, já que os trens não conseguem parar imediatamente mesmo depois de acionarem o freio de emergência.

Legenda da foto 1 e 2: Alunos da Paulo Freire, na comunidade Palmares Sul, em Parauapebas, participam de palestra sobre cuidados com trânsito ferroviário.

COMENTE VIA FACEBOOK

Deixe uma resposta