Em Marabá, Vereadores criticam e cobram melhor aplicação do CFEM no município

Os questionamentos surgiram após darem conta do crescimento repentino na arrecadação


Durante a sessão ordinária desta quarta-feira, dia 28, alguns vereadores se posicionaram sobre a arrecadação da Cfem (Compensação Financeira pela Exploração Mineral), que chegou a mais de R$ 9 milhões neste mês de março. Para alguns, ela precisa ser melhor aplicada pelo governo municipal.

Ilker Moraes usou seu tempo na tribuna para solicitar que parte dos recursos oriundos da Cfem seja investida em asfaltamento na zona rural, principalmente nas principais avenidas das vilas. Para o vereador, a Cfem deve ser destinada não apenas à zona urbana, mas para também para beneficiar as comunidades que vivem na região rural. “A divisão dos recursos deve ser para o município, como um todo, atendendo demandas necessárias para a comunidade. Não adianta fazer o serviço por fazer, precisamos de serviço de qualidade”, sustentou. 

O vereador Gilson Dias também entrou no assunto Cfem, lembrando que a arrecadação bateu recorde neste mês de março. “Essa contribuição financeira é prioritária para investimentos na cidade e deve ser destinada também à zona rural”. Gílson Dias foi além e frisou que a atual gestão tem de ter a leitura para aplicar a Cfem na estruturação do município. “Tá faltando qualidade na operação tapa buraco, e não há reparo técnico. O dinheiro que está sendo desperdiçado deve ser corrigido. O secretário de Obras deve verificar essa situação da equipe. Para realizar a operação tapa buraco, a Prefeitura paga caro pela massa asfáltica”.

Alecio Stringari também falou que os buracos que estão sendo tampados devem ter qualidade. Na visão dele, realizar esse serviço durante o inverno é complicado. O parlamentar exemplificou com a zona rural, que passa por um momento difícil, com pontes danificadas, atoleiros, dentre outros problemas. “Se tem situação no tapa buraco que está errada deve se questionar, sim. Mas, é importante que se façam as visitas e que se leve o problema ao governo, para que se discuta e resolva a questão”.

O líder do Governo na Câmara, vereador Tiago Koch, falou que vai levar as reivindicações e questionamentos dos vereadores para que a melhor solução seja levada para a comunidade.

COMENTE VIA FACEBOOK

Relacionados:

Sem opiniões

Escreva abaixo.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *