Centaurus avança na exploração em Salobo West

A Centaurus Metals disse que identificou prospectos de cobre e ouro no projeto Salobo West e semelhanças do empreendimento com a mina vizinha de Salobo, da Vale, em operação desde 2012 e com capacidade para produzir 100.000 toneladas por ano.

Segundo nota divulgada hoje pela mineradora, que opera no Brasil por meio da Centaurus Brasil Mineração, a modelagem magnética 2D mostrou semelhanças entre os dois projetos.

A mineradora diz ainda que as atividades de campo estão à frente do cronograma e que os primeiros resultados do mapeamento, amostragem de solo e amostragem de rochas devem sair no meio do mês de novembro.

O trabalho de campo inicial foi concentrado no prospecto SW1‐B, uma área de 4,5 quilômetros de extensão e 600 metros de largura com uma assinatura geoquímica distinta de cobre, ouro e ferro, com traços de cobalto e prata, que coincide “com uma forte anomalia magnética que corre de leste a oeste”.

“O prospecto SW1‐B tem uma orientação estrutural favorável que é truncada por uma tendência norte-oeste de Formação de Ferro Bandada (BIF) unida ao prospecto SW1‐A, apresentando um alvo estrutural excepcional”, diz a mineradora em nota.

É nesse prospecto SW1-A que se concentram as atividades de exploração. Esse prospecto se constitui em assinatura geoquímica de cobre, ouro e ferro, com 3,5 quilômetros de extensão que coincide com uma forte anomalia magnética localizada na mesma sequência estratigráfica que a mina de cobre e ouro Salobo, da Vale, em Marabá (PA).

“A modelagem magnética 2D feita por um grupo independente de consultoria, Southern Geoscience, demonstra que o prospecto SW1‐A tem uma suscetibilidade magnética de 0,65 SI, que corresponde a bem à da mina Salobo (0,66 SI), assim bem como tem geometria similar”, diz a Centaurus no comunicado.

“Salobo West continua a nos surpreender positivamente, com o trabalho de campo inicial já concluído no prospecto SW1‐B e agora em andamento no segundo prospecto chave SW1‐A”, disse Darren Gordon, diretor-executivo da Centaurus, em nota.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário