Buritirama Mineração colabora na arborização de áreas urbanas em Marabá

As primeiras mudas foram plantadas em março, com o apoio de alunos de escolas localizadas nas vilas União, Santa Fé e Três Poderes.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Colaboradores poderão levar mudas para plantio Foto: Divulgação / Buritirama

Em março, o município de Marabá ficou mais verde, graças ao projeto arBorize, criado pela Buritirama Mineração, que distribuirá 2,5 mil mudas de plantas nativas produzidas na empresa e que serão destinadas ao plantio em áreas urbanas. A iniciativa conta com o envolvimento da comunidade, visando incentivar o sentimento de pertencimento e a conscientização ambiental. Três pais e cinco alunos de escolas das vilas União, Santa Fé e Três Poderes participaram do plantio, com membros do Grupo de Voluntários da Buritirama e da equipe de Controle Ambiental da empresa. Para evitar contato, e seguindo os protocolos de proteção e prevenção à covid-19, as mudas foram colocadas próximas as covas e a aproximação física só foi permitida no momento de colocar as mudas na terra.

Idealizado em 2020, durantes as atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), com o intuito de doar e ensinar a plantar mudas em escolas, creches e vias das comunidades ao longo da Estrada do Rio Preto, em Marabá, o projeto visa trazer benefícios para toda a sociedade.

Rose Oliveira Costa, Diretora da escola Ieda Carvalho, na Vila Zé do Ônibus, conta que a ação foi interessante, pois contemplou outros projetos que a escola desenvolve. “Nos chamou a atenção a participação dos alunos. Cada um ficou responsável por uma árvore e esperamos despertar nas crianças a vontade de cuidar do Meio Ambiente”, destaca.

  Exército doa roupas e quase meia tonelada de alimentos em Marabá

De acordo com Denis Tibúrcio, Engenheiro Florestal da Buritirama e um dos criadores do arBorize, as espécies escolhidas “têm a finalidade de arborização urbana, visando ao sombreamento, aumento da qualidade de vida e rápido crescimento, além de valorizar a cultura paraense”. Na primeira entrega, foram distribuídas mudas de Pau-Preto (Cenostigma tocantinum), Ipê Rosa (Tabebuia roseoalba) e Açaí (Euterpe oleracea).

A ação é uma parceria entre as equipes do controle ambiental, viveiro de mudas, Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), Centro de Estudos Florestais (Ceflor) e Recursos Humanos, totalizando 15 pessoas diretamente envolvidas, mais os voluntários da companhia.

Pensando naqueles que moram nas vilas próximas à Buritirama, os colaboradores também poderão receber as mudas. Para isso, basta se cadastrar no Centro Florestal (CEFLOR) da companhia das 8h às 18h. Cada pessoa terá direito a 15 mudas, no máximo.

Deixe uma resposta

Leia mais