Parauapebas e Santarém lideram em focos de queimadas e incêndios no Pará

Os dados são referente ao mês de Janeiro deste ano, 2017.

O estado do Pará registrou no mês de Janeiro mais de dois mil focos de queimadas espalhados pelos 144 municípios, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Para ser exato, os números de focos de queimadas registrados no primeiro mês do ano foram 2.046, e desses, 161 foram registrados em Altamira e 118 em Parauapebas. Os dados foram consultados com exclusividade pelo Portal Canaã.

Após os dois municípios mais ‘queimadores’ do Pará, em Janeiro, temos Rondon do Pará com 84 focos, Óbidos com 82 e monte alegre com 74 focos registrados. O município que Altamira que sempre liderou o ranking dos maiores causadores de queimadas no estado ficou 21º lugar, com 29 focos.

Neste cenário, por surpresa, Canaã dos carajás registrou em Janeiro apenas 1 foco, de acordo o Inpe. E na mesma posição mais 15 ficaram com o mesmo índice.

Em nível Nacional, e resumindo-se aos estados, o Pará teve uma baixo no índices apesar de já ter liderado todo o País, no fim de Janeiro ocupara a 4º posição, liderado por: MS (4977), MT (3500) e BA (3383).

Crime
Provocar queimadas em florestas é considerado um crime ambiental, de acordo com o artigo 50 do Decreto Federal 6.514/2008. É infração destruir ou danificar florestas ou qualquer tipo de  vegetação nativa ou de espécies plantadas sem autorização ou licença da autoridade ambiental competente, resultando em multas a partir de R$ 5.000,00 por hectare.

Equipe de Redação e Indicadores do Portal Canaã

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *