Botos cor-de-rosa podem desaparecer da Bacia Tapajós

Especialistas consideram a biodiversidade da região do Tapajós excepcional até mesmo para padrões amazônicos. Cerca de 376 km² de floresta vão desaparecer sob as águas após construção das Hidrelétricas. Bacia do Tapajós pode ter 40 hidrelétricas.

Você já imaginou uma área maior que a cidade de Belo Horizonte, sendo completamente inundada pela construção de uma hidrelétrica? Pois é… esse é um cenário que pode estar prestes a acontecer! Uma das maiores brigas ambientais do Brasil está para acontecer e precisamos de ajuda para vencê-la.

O Tapajós é um dos últimos grandes rios da Amazônia livre de barragens, mas se depender do governo brasileiro, ele terá não apenas uma, mas 43! Segundo especialistas, a região concentra uma biodiversidade excepcional até para padrões amazônicos.

Para erguer a barragem no Tapajós, quase 400 km² de florestas teriam que ser derrubados. Animais como a onça, o boto cor-de-rosa e centenas de peixes e aves estariam em perigo, sem falar nas espécies já ameaçadas, e outras que são endêmicas da região (apenas encontradas ali). Especialistas consideram o local onde a hidrelétrica está prevista de biodiversidade excepcional até para padrões amazônicos.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *