Policiais recebem formação para atuar no projeto Colégio Militar de Marabá

Os 43 policiais militares que irão atuar no Projeto Colégio Militar na Escola Caic Rio Tocantins, receberam na noite desta terça-feira (21), o certificado de conclusão do Curso de Supervisão Militar Educacional, durante cerimônia de formatura realizada no auditório da Universidade Estadual do Pará (UEPA).

A solenidade iniciou com o Hino Nacional Brasileiro e em seguida os concluintes foram convidados, um a um, a receberem seus certificados e distintivos das mãos do Comandante Regional Coronel Mauro Sérgio; do Diretor de Policiamento Comunitário da PM Coronel Carlos Emílio Ferreira, do Secretário de Educação Luciano Lopes Dias, na presença de familiares e amigos.

O curso foi elaborado pela Diretoria de Polícia Comunitária da Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o objetivo de capacitar os policiais que fazem parte do Projeto Colégio Militar.

Os policiais, oriundos do Comando de Policiamento Regional de Marabá (CPRII), passaram por 85 horas de formação, durante cerca de dois meses (junho a agosto). Período este composto por três módulos de abordagem, sendo o último de caráter disciplinar e de integração com o corpo docente e alunos. “Tivemos instruções dos bombeiros, além de instruções sobre como tratar as crianças em sala de aula e um pouco sobre a didática da escola. Tudo isso para que a gente consiga monitorar essas crianças no período de aula”, detalha a Cabo Aline Moraes.

Esta foi a primeira turma capacitada para atuar junto com a direção da escola e corpo técnico, na questão pedagógica e disciplinar, mantendo um diálogo permanente com a comunidade escolar. Segundo o Tenente Coronel Leno Carmo, coordenador do projeto Colégio Militar, a implantação é um marco integrante do aniversário de 200 anos da corporação, comemorado este ano.

“É o maior projeto de prevenção da Polícia Militar, porque há uma busca da atividade dentro do espaço escolar, fortalecendo a disciplina, auxiliando na organização dos estudos e trazendo questões ligadas ao exercício da cidadania e participação das famílias desses jovens”, sintetiza Coronel Leno.

De acordo com o Secretário de Educação, Luciano Dias, a Escola Caic Rio Tocantins já está funcionando desde o dia 13 de agosto, rotineiramente com a presença da polícia. Antes do curso de capacitação já houve também treinamento de gestores escolares, profissionais de apoio e diálogo com a família dos alunos. “Desde o início do projeto, já percebemos uma melhora claramente tanto na disciplina, quanto no comprometimento e responsabilidade dos alunos. É exatamente o que nós queremos para educação de Marabá”, finaliza Luciano.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *