Nível do rio Tocantins aumenta, mas autoridades descartam enchentes em Marabá

Rio está marcando 5,52 metros e Defesa Civil estima altura máxima de 9,37 metros em 2018. Em 2014, rio Tocantins chegou ao nível de 11,78 metros, desabrigando 800 pessoas no município.

A alta do rio Tocantins está deixando a população de Marabá, no sudeste do Pará, em alerta. No final de 2017, durante a segunda maior seca nos últimos 40 anos no município, o rio marcou altura de 1,55 metro, mas dois meses depois registra a marca de 5,52 metros, altura acima da média para o período que ainda não é o chuvoso na região.

Com a elevação, o risco de enchente, principalmente nas ruas próximas à orla da cidade, é alto. Este fenômeno não ocorre desde 2014, quando o rio Tocantins alcançou a altura de 11,78 metros. Na época, a elevação foi repentina e deixou cerca de 800 pessoas desabrigadas no município.

A Defesa Civil de Marabá faz o monitoramento do rio Tocantins. Apesar da expectativa de que o rio continue subindo nos próximos dias, os dados disponibilizados pela Defesa Civil indicam que o volume hidrológico do rio em 2018 é o mesmo apresentando nos últimos três anos, ou seja, a previsão é de que o rio Tocantins alcance 9,37 metros como nível máximo, o que não traria muitos prejuízos à Marabá devido à alguma enchente.

Mesmo assim, a Defesa Civil já iniciou o Plano de Contingência para o município e que nas próximas semanas o Corpo de Bombeiros deve iniciar o cadastramento dos moradores em área de risco de enchente.

“Se for preciso fazer abrigo para uma, duas ou três famílias, nós vamos fazer, é obrigação nossa”, completou Jairo Milhomem, diretor da Defesa Civil de Marabá. Com informações do G1.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News