IBGE 2018: Quantos habitantes tem em Parauapebas, PA?

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Imagem: Jorge Clésio

O instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o levantamento deste realizado neste ano sobre estimativas de população dos municípios do país, que hoje são 5.570 municípios brasileiros e somam juntos a população do Brasil que é 208.494.900.

Em Parauapebas a população estimada pelo IBGE é de 202.882 habitantes.

2018: 202.882

2017: 202.356

2016: 196.259

2015: 189.921

O levantamento do número de habitantes é de grande importância para os Municípios uma vez que serve de base para definição dos coeficientes de repasse de recursos ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Como se sabe, o repasse dos recursos aos Municípios é feito de acordo com o número de habitantes, onde são fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual.

Metodologia do IBGE

De acordo o Ibge, a metodologia adotada para estimar os contingentes populacionais dos municípios brasileiros baseia-se na relação da tendência de crescimento populacional do município, observada entre dois censos demográficos consecutivos, com a tendência de crescimento de uma área geográfica maior, as Unidades da Federação.

O método adotado tem como princípio fundamental a subdivisão de uma área maior, em n áreas menores, de tal forma que seja assegurada ao final das estimativas das áreas menores a reprodução da estimativa, previamente conhecida, da área maior através da soma das estimativas das áreas menores. As populações das Unidades da Federação são obtidas, a cada ano, da última projeção populacional disponível. Além disso, as estimativas municipais incorporam, ano a ano, remanejamento da população resultado de alterações de limite territorial que ocorrem entre os municípios. Dessa forma, a comparação histórica das estimativas anuais deve ser feita com cautela.

O IBGE publica anualmente as estimativas populacionais no Diário Oficial da União desde 1992, em cumprimento ao artigo 102 da Lei nº 8.443, de 16 de julho de 1992, para os fins previstos no inciso VI do artigo 1º da Lei nº 8.443.

 

Deixe uma resposta

Leia mais