Nesta sexta-feira, 16, no Plenário da Câmara Municipal de Marabá, o ministro da Integração Nacional Helder Barbalho e o prefeito Tião Miranda assinaram ordem de serviço para construção do muro de contenção da Orla de Marabá, com objetivo de conter o acentuado assoreamento, prevenir enchentes e revitalizar  aquela área  onde a cidade começou e que em breve se tornará um dos mais belos pontos turísticos de Marabá.

Esta obra  é considerada um dos maiores investimentos do Ministério da Integração Nacional no Pará, sendo que, para início, já estão depositados na Caixa Econômica Federal a ordem de R$ 12 milhões. A partir de agora, a empresa vencedora da licitação,  a curitibana Cejen Engenharia Ltda, passa a produção do projeto executivo, que vai determinar o cronograma de trabalho. A empresa vencedora deve contratar mão de obra local, gerando cerca de 300 empregos diretos na construção da nova orla.

Para o prefeito Tião Miranda, a nova orla é fruto de um trabalho conjunto entre os representantes políticos da cidade – deputados federais e estaduais , a equipe de trabalho da Secretaria de Obras do município e a equipe do Ministério da Integração, que não mediu esforços para o andamento acelerado deste convênio. “Hoje Marabá recebe um presente antecipado de aniversário. Agora é iniciar o projeto de execução e a partir daí começar a obra”, pontuou o prefeito.

Segundo o cronograma inicial, as obras devem começar ainda no mês de junho, já que neste período o rio estará mais baixo e todo o projeto estará aprovado pela prefeitura. A fiscalização  também é de responsabilidade da gestão, o que vai tornar mais eficiente o trabalho e trará a qualidade esperada para obra.

O ministro da Integração, Helder Barbalho afirmou que os recursos estão garantidos. “Para esta primeira etapa já foram liberados 30% do valor, R$ 12.170,00. Numa segunda etapa será liberado mais 40% e na última etapa os 30% finais. Estes recursos já estão garantidos e empenhados no orçamento do Ministério, para que não haja riscos de interrupção da obra”, afirma o Ministro.

Além de Hélder e Tião Miranda, o evento contou com a presença do  Senador Jader Barbalho, o Superintendente Regional do Incra  Asdrubal Bentes, deputados estaduais, federais, secretários municipais, vereadores, representantes da sociedade civil organizada, além de vários prefeitos das cidades circunvizinhas.