Categorias
Eleições 2020

De Vereador à Emancipação de Canaã: Zé Batista lança autobiografia

Pioneiro no município, Zé agora pleiteia a prefeitura

O pré-candidato a Prefeito de Canaã dos Carajás, Zé Batista (republicanos), lançou, em vídeo, sua história de vida. O vídeo, que o Portal Canaã teve acesso, conta sua trajetória após a chegada na região de Canaã dos Carajás e ascensão na vida política, na qual foi vereador por três mandatos.

Segundo o vídeo, Zé Batista, nascido em Esperantina, PI, aos 19 anos mudou-se para o Maranhão, onde após um ano, veio para o Pará. Em 1979, comprou uma propriedade na região do Cedere II, quado a vila, que vinha a ser Canaã dos Carajás, ainda era distrito de Marabá.

Zé Batista comemora aniversário com amigos pioneiros da região do Cedere II

Ainda, segundo o vídeo, em 1988 Zé Batista se candidatou a vereador, a convite do então candidato a prefeito, Chico das Cortinas onde não obtiveram êxito, tentando novamente em 1992, onde os dois ganharam, para Vereador e Prefeito.

Segundo Chico das Cortinas, que aparece no vídeo, Zé foi um dos vereadores que mais ‘correu atras’ da emancipação de Canaã dos Carajás, ocorrida em 1994.

Zé Batista exerceu três mandatos consecutivos por Parauapebas, dedicando atenção sempre para o jovem município, Canaã dos Carajás, é o que relata o ex-prefeito de Parauapebas, Faisal Salmen no vídeo.

A autobiografia política conta que, enquanto vereador, Zé Batista foi o principal responsável para implantação da substação no município, que há época funcionava a motor.

  De "Cheque Moradia" a "Cartão da Construção": o que os candidatos de Canaã dos Carajás defendem pra Habitação

Assista a produção na íntegra:

Por Jorge Clésio

Analista de Indicadores do Portal Canaã. Amante de estudos sobre ciência, tecnologia e política.

Deixe uma resposta