Debate na Band: Lula diz que decisão que o deixa fora é ‘censura’

Em carta enviada à Band,o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a decisão da Justiça que o impede de participar do debate entre os candidatos à Presidência da República realizado pela emissora às 22h desta quinta-feira é uma “censura” que “viola a liberdade de imprensa, impedindo que um veículo de comunicação cumpra seu dever de informar, e proibindo o público de exercer seu direito de ser informado”.

Nesta quinta-feira, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o Tribunal da Lava Jato, negou liminarmente o pedido do PT em um mandado de segurança para que o ex-presidente participasse do debate.

O mandado, com pedido liminar, foi impetrado pela direção do PT contra outra decisão de caráter liminar da juíza federal convocada para atuar no tribunal Bianca Geórgia Cruz Arenhart que, na segunda-feira, 6, já havia considerado que o partido era “parte ilegítima para a postulação” – a juíza negou a mesma liberação para Lula participar do evento.

No requerimento, o partido requisitou liminar da ordem para que o petista participasse “presencialmente ou, de forma subsidiária por videoconferência ou por vídeos previamente gravados”.

A relatora do mandado de segurança na 4ª Seção do TRF-4, desembargadora federal Cláudia Cristina Cristofani, no entanto, voltou a negar o pedido. A magistrada também considerou que o PT “não é parte legítima para ingressar com essa ação, pois, de acordo com a Lei de Execução Penal (Lei Federal nº7210/84), cabe ao próprio preso, por meio de sua defesa constituída, pleitear judicialmente benefícios em favor de quem está no cumprimento de pena”. Com informações da Band.

 

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário